Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Implantação da República Portuguesa



Prometemos ontem abordar a revolução ocorrida a 5 de Outubro de 1910 e que ficou conhecida como a Implantação da República.
Esta foi uma luta travada entre Monárquicos e Republicanos, chefiados por Teófilo Braga, que pôs fim à Monarquia Constitucional e deu origem à implantação de um regime republicano em Portugal.
Esta revolução, organizada pelo Partido Republicano Português, foi, na realidade, iniciada no dia 2 de outubro de 1910 e culminou com a vitória dos republicanos na madrugada do dia 5 de outubro.
Teófilo Braga chefiou o governo provisório criado após a proclamação da República. Somente em agosto de 1911 teve início a Primeira República Portuguesa com a aprovação da nova Constituição. Manuel de Arriaga, eleito pelo Parlamento a 24 de agosto de 1911, foi o primeiro Presidente da República.
Com a implantação da República o hino nacional e a respetiva bandeira sofreram alterações. “A Portuguesa”, embora composta em 1890, foi consagrada como símbolo nacional a 19 de Junho de 1911, pela Assembleia Nacional Constituinte. Quanto à bandeira passou de azul e branca para verde e vermelha.
O Ciclista

Nota:
Imagem adaptada da Internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário