Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 26 de maio de 2016

10.ª Caminhada pelo Coração



Escute a rubrica na Rádio Província, em 100.8, sobre a 10.ª Caminhada pelo Coração às 10h30minutos, com reposição às 18h30minutos.



No dia 4 de maio de 2016, a Escola Básica de Vilarinho do Bairro realizou a 10.ª Caminhada pelo Coração.
O passeio foi concretizado a pé e também de bicicleta até à Lagoa de Torres. Como já vem sido hábito, em anos letivos anteriores, esta atividade abrangeu todos os alunos da escola, desde o 1º ao 3º ciclo do ensino básico, assim como funcionários, professores, encarregados de educação, direção do Agrupamento e outros elementos que de igual modo quiseram participar. A Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Eng.ª Teresa Cardoso aliou-se, pela primeira vez, a esta caminhada pelo coração. O evento contou também com a presença de um convidado muito especial, o Presidente da Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Prof. Dr. Polybio Serra e Silva.

No início, foram distribuídos a todos os participantes, tal como é habitual, uma camisola e um boné, para usarem durante este grande dia.
A partida da escola realizou-se por volta das onze horas e quinze minutos, tendo sido os participantes acompanhados pela supervisão da GNR de Anadia e o percurso foi feito até à Lagoa sem incidentes. Alguns alunos, por sua vez, decidiram lançar-se numa correria a fim de chegarem rapidamente ao local, como não poderia deixar de ser, para conseguirem arranjar o melhor lugar de lazer para a sua turma.
O almoço decorreu sem quaisquer sobressaltos, saciando todos a fome que foi ganha ao longo do extenso percurso efetuado.

Após o almoço, teve lugar o famoso concurso de música, em karaoke. Alguns voluntariaram-se e selecionaram os temas que foram sendo entoados tarde fora e que divertiu todos quanto por ali estavam a escutá-los. Com este concurso, sem dúvida, surgiram algumas revelações, algumas positivas e outras menos agradáveis, como também seria de esperar. Na verdade, a alegria fez-se sentir, não faltou a comida, as risotas, as gritarias, as brincadeiras nem o espírito de equipa.
Porém, era chegada a hora de todos regressarem à escola.
Sendo assim, o caminho de retorno iniciou-se por volta das dezasseis horas e decorreu com muitas paragens para reagrupar os participantes. A maioria destas pausas efetuadas foram devidas ao cansaço acumulado por parte de alguns.

O festim produzido na ida pelos diferentes elementos já não era tão notório. Provavelmente seria o cansaço que se fazia sentir ou então o efeito produzido pelo aproximar do términus da Caminhada, uma magnífica atividade em grupo e ao ar livre, que se gostaria de prolongar e que encaminhava já à saudade.
Chegou-se à escola um pouco antes das dezassete horas. Apesar de tudo, mesmo fatigados, os participantes manifestavam o seu contentamento e satisfação. Concluindo a maioria que este foi mais um dia excecional, não só por se ter conseguido explorar o meio ambiente, como ainda por se ter possibilitado o convívio entre os diferentes participantes da comunidade educativa. Por outro lado, foi salutar o facto de muitos terem mostrado um lado de si, geralmente encoberto na rotina de um dia de aulas.

Há ainda a salientar, sobretudo, a importância de se tratar de uma atividade física realizada ao ar livre em benefício da saúde, a qual também foi bem conseguida. Claro que este era, desde o início, um dos principais objetivos da realização desta atividade!
Para terminar, gostaria de pedir aos promotores da Caminhada pelo Coração para manterem esta iniciativa sempre viva. Não a deixem, pois, terminar! E é importante que se coloque sempre algo de novo, algo inesperado e igualmente divertido, para que assim não se caia simplesmente numa rotina e a atividade deixe, então, de ser excecional.  

Finalmente gostaria de dar os meus parabéns a todos pela iniciativa deste evento. Espero que perdure e lembrem-se de que todos nós deveremos praticar exercício físico, quer andando de bicicleta, quer fazendo caminhadas.
Caminhe pelo seu coração!
Rúben Saldanha, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário