Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 29 de abril de 2016

A Internet



Caros leitores d’O Ciclista, utilizamos cada vez mais a Internet para diversos fins e, como todos devem saber, há algumas vantagens e desvantagens na sua utilização. Daí, decidir abordar algumas delas.
A Internet é, na verdade, considerada uma das melhores invenções do Homem. Contudo, devemos perguntar-nos a cada instante: “Será que a Internet é segura?!”
Relativamente às vantagens da sua utilização, começo por referir que esta nos permite conhecer o mundo sem sairmos de casa. Assiná-lo, em seguida, o facto de a Internet transformar o Mundo numa “aldeia global”, já que, através de várias aplicações, podemos contactar com pessoas a milhares de quilómetros de distância, conhecer novas culturas, novas línguas e até, de algum modo, dominá-las. Por outro lado, e centrando agora a minha atenção nos pais, para eles já é possível controlar melhor os seus filhos, na medida em que, atualmente, através de algumas aplicações, consegue-se saber a sua localização exata. No entanto, a utilização da Internet pode trazer-nos alguns inconvenientes.
Sendo assim, como desvantagens, saliento em primeiro lugar o acesso a tanta informação que nos leva, por vezes, a confundir factos reais com invenções humanas e a preferir o acessório em vez do essencial. Em segundo lugar, estamos expostos a vírus que nos podem danificar o computador, que nos fazem perder informação importante e nos tornam vulneráveis a fugas de informação pessoais, profissionais e/ou confidenciais.
A situação pode tornar-se mais complexa no uso das redes sociais, pelo facto de as pessoas publicarem de tudo, sem pensarem nas consequências dos seus atos, talvez por não terem bem presente o conceito de “rede social”. É fundamental saber que devemos ter como “amigos” apenas pessoas que conhecemos. Conhecer não é já ter visto alguma vez, é ter a certeza que esse alguém não vai utilizar a nossa informação em seu proveito ou contra nós próprios. O conceito de amigos fica, assim, fragilizado. Devemos ainda ter cuidado com as publicações que fazemos, já que muitas vezes publicamos dados que nos expõem demasiado, colocando-nos em posição de perigo. Por exemplo, quando publicamos uma foto da nossa casa com o número da porta, estamos a fornecer dados sobre a nossa morada a todas as pessoas que visitem o nosso perfil, ou quando publicamos que vamos de férias numa determinada data, estamos a tornar a nossa casa num possível alvo para assaltantes.
Outra situação, não menos importante, diz respeito à existência de hackers, uma vez que estes nos podem prejudicar de diversas maneiras. Por exemplo, criam um sítio falso, provocando a ilusão de que é original. Isto acontece muito nas transferências bancárias, visto que as pessoas fornecem os seus dados e as suas palavras-passe e, sem darem por isso, estão a fornecê-los a alguém, ficando assim sem dinheiro ou parte dele. Temos de ter em atenção que um simples clique pode ser suficiente para darmos livre acesso a que alguém entre no nosso computador sem nos apercebermos.
Por último, não posso deixar de assinalar a utilização excessiva que atualmente muitas pessoas fazem dos meios tecnológicos, já que muitas passam horas sentadas no computador, ao telemóvel, entre outros. A comunicação cara a cara passa assim a ser cada vez menos utilizada, o que pode trazer problemas de saúde, não só por falta de mobilidade, mas sobretudo por falta de socialização. De facto, as interações humanas diretas tornam-se cada vez mais difíceis.
Em suma, a Internet é uma mais-valia para a comunidade, no entanto, tem que ser bem utilizada. Devemos, assim, aproveitar este “mundo” de informação e comunicação rápida, mas sempre conscientes dos seus perigos.
“Mais vale prevenir do que remediar!”
Rúben Saldanha, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário