Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Apresentação da Equipa D’O Ciclista

O prometido é devido!
Hoje, apresentamos assim a nossa Equipa.
Vamos iniciar pelos alunos mais novos e terminaremos nas mais crescidinhas!
É de realçar que todos eles têm uma característica em comum: dedicar algum do seu tempo ao prazer da leitura e da escrita. Bem, e todos gostam de estar com os amigos…
*     Rúben Saldanha é a sua estreia como repórter d’O Ciclista. Frequenta o 7º ano e é o nosso único representante da Escola de Vilarinho do Bairro. Pratica desporto, futebol. Ficou entre os primeiros lugares nas Olimpíadas da Matemática. Foi o grande vencedor do concurso nacional “Uma aventura 2013”. Aquando da entrevista, foi-lhe lançado o desafio de pertencer ao clube. Desafio que foi aceite ainda o ano era uma criança.
*     Ana Neta estreia-se como repórter d’O Ciclista. Frequenta o 8º ano da Escola Básica nº 2 de Anadia e é uma das suas duas representantes. Ganhou as Olimpíadas de Português, de Inglês e o primeiro lugar no concurso de soletração de Inglês. Obteve o segundo lugar do concurso de leitura da Biblioteca Escolar da EB nº 2 Anadia. Ganhou o concurso “Ler & Aprender” promovido pela BMA.
*     Beatriz Agante estreia-se de igual modo como repórter d’O Ciclista. Frequenta o 8º ano da Escola Básica nº 2 de Anadia e é a sua 2ª representante. Ganhou o 1º concurso “Mensagens de Natal” promovido o ano passado pela Biblioteca Escolar da EB nº 2 Anadia. Ficou entre os primeiros lugares no Canguru Matemático e nas Olimpíadas da Matemática e ganhou alguns concursos da Biblioteca Escolar da EB nº 2 Anadia.
Agora, vejamos os alunos representantes da Escola Básica e Secundária de Anadia:
Francisca Marques, João Rocha, Manuel Garruço, Márcia Sousa, Margarida Lagoa, Sofia Ferreira e Margarida Pereira são repórteres d’O Ciclista pelo segundo ano consecutivo e frequentam o 9º ano.
A Adriana Matos, Ana Patrícia Fernandes e a Sofia Pedrosa frequentam o 10º ano. A Ana Patrícia vai no seu segundo ano consecutivo de repórter do clube. A Adriana e a Sofia são os membros mais antigos, completando este ano o seu sexto ano. Mas, eles quiseram-nos dar a conhecer um pouco mais dos seus feitos pessoais…
*     João Rocha e o Manuel Garruço praticam desporto, futebol, no Anadia Futebol Club. A sua equipa foi campeã na Fase Regional, depois na Nacional e, finalmente no Mundial obteve o honroso 25º lugar. O Manuel ainda obteve o 3º lugar nas Olimpíadas da Matemática 2013.
*     Márcia Sousa pratica natação. Ganhou um concurso de leitura na Biblioteca Escolar da EB nº 2 Anadia.
*     Margarida Lagoa ganhou o concurso de leitura da Biblioteca Escolar da EB nº 2 Anadia, e ficou nos primeiros lugares das Olimpíadas da Matemática.
*     Margarida Pereira, durante dois anos, ficou em 2º lugar nas Olimpíadas da Matemática e ganhou o concurso "cartaz da paz" patrocinado pelos Lions, ficou em 3º lugar no passatempo Cherub nas escolas, e em 2º lugar no concurso de leitura "Quem lê melhor". Conseguiu ficar num dos três primeiros lugares da fase escolar do concurso nacional de leitura dois anos consecutivos e em 10º lugar, a nível nacional do campeonato SuperTmatik. Finalmente, ficou em primeiro na fase escolar do concurso jogos matemáticos.
*     Sofia Ferreira toca violino.
*     Adriana Matos é uma das repórteres criadoras dos fabulosos vídeos que publicamos no nosso blogue. Gosta de tocar piano, cantar, estar com os seus amigos animais (a Lua e a Estrelinha), nadar sozinha e com alguns animais marinhos (adorou a experiência com golfinhos e leões marinhos e gostaria de ter outras… por exemplo, com focas). Participou em competições distritais de natação e obteve o primeiro lugar, nomeadamente na categoria de crawl e mariposa. Ficou entre os primeiros lugares no Canguru Matemático. Já ganhou uma menção honrosa no concurso “Ler & Aprender” promovido pela BMA, ficou em primeiro lugar no concurso nacional “Eu conto”, promovido pelo PNL e pelo Banco Popular em 2012 e ganhou o primeiro lugar em alguns concursos promovidos pela Biblioteca Escolar da EB nº 2 Anadia. Aguarda a saída dos resultados do concurso nacional “Concurso Poesia/Conto contra o Racismo”, promovido pelo ACIDI / CICDR, onde é uma das onze finalistas na II categoria (14 aos 17 anos).
*     Ana Patrícia Fernandes ganhou o primeiro lugar em alguns concursos promovidos pela Biblioteca Escolar da EB nº 2 Anadia. Ficou entre os primeiros lugares nas Olimpíadas da Matemática. Pratica natação e adora nadar.
*     Sofia Pedrosa é a outra das repórteres criadoras dos fabulosos vídeos que publicamos no nosso blogue. Gosta de tocar piano, estar com os seus amigos animais (a Lua e a Estrelinha), cantar, nadar sozinha e com alguns animais marinhos (adorou a experiência com golfinhos e leões marinhos e gostaria de ter outras… por exemplo, com focas). Participou em competições distritais de natação e obteve o primeiro lugar, nomeadamente na categoria de bruços. Ficou entre os primeiros lugares no Canguru Matemático. Já ganhou, por dois anos consecutivos, o concurso “Ler & Aprender” promovido pela BMA, ficou em primeiro lugar no concurso nacional “Eu conto”, promovido pelo PNL e pelo Banco Popular em 2012 e ganhou o primeiro lugar em alguns concursos promovidos pela Biblioteca Escolar da EB nº 2 Anadia. Aguarda a saída dos resultados do concurso nacional “Concurso Poesia/Conto contra o Racismo”, promovido pelo ACIDI / CICDR, onde é uma das onze finalistas na II categoria (14 aos 17 anos).
Quanto às professoras… temos pouco a dizer. A professora Sara Castela é a grande responsável pela correção da grande maioria dos trabalhos publicados. Promove e incentiva a escrita criativa dos alunos, levando-os a voar nas asas da imaginação. Sugere temas para serem abordados, ou deixa que sejam eles a escolherem os seus próprios temas, quer utilizando o género narrativo, quer o género lírico. A professora Graça Matos coordena todo o trabalho desenvolvido pelo clube de jornalismo: celebração dos dias, “cobertura de atividades”, organização do blogue e todo um trabalho de retaguarda que passa pela fotografia e o seu tratamento, o tratamento de imagem, supervisão do trabalho de elaboração de vídeos, … As duas professoras trabalham em estreita colaboração reunindo sistematicamente de modo a definirem estratégias de atuação comum.
Não nos esquecemos do nosso membro honorário, a Dra. Miquelina Melo. Que saudades! Falta-nos o seu sorriso, a sua sempre alegre boa disposição, embora saibamos que está do outro lado, com o seu espírito crítico a ler o que publicamos. E, muito frequentemente, dialoga connosco sobre o seu sentir. E como gostamos de a ouvir! Obrigada pelas sempre belas e sábias palavras, pelos conselhos!
Quanto aos nossos gostos pessoais… bem não diferem muito dos alunos. Também gostamos muito de ler. O Jornal é a nossa paixão, mas infelizmente o tempo que nos é dado para cuidar dele é tão pouco que não conseguimos fazer o que gostaríamos. Muitas são as horas “roubadas” às nossas vidas pessoais…
Com muita carolice vai navegando, sempre, mas sempre com muito carinho e dedicação.
A vós, leitores, desejamos que continuem sempre connosco.
Esperamos agradar.
Fiquem connosco mais um ano. Divulguem o nosso Clube de Jornalismo. Divulguem o que de bom as Escolas do Agrupamento fazem. Divulguem o nosso Clube, divulguem o nosso blogue!
Um bem-haja a todos os nossos Jornalistas!
Sejam bem-vindos todos os Ciclistas!


Graça Matos e Sara Castela, Equipa d’ O Ciclista 

3 comentários:

  1. Que equipa fantástica!

    Força para este novo ano letivo.

    Continuem com este belo trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Está giríssimo.
    Assim ficamos a ter uma ideia dos Jornalistas que o vosso clube tem... e que grandes feitos já têm. Mesmo de tenra idade, já levam um grande historial. Parabéns a todos. Continuem com o brilhante trabalho.
    Um Ciclista sempre atento.

    ResponderEliminar
  3. Bela equipa! A Adriana e a Sofia, os elementos mais antigos do grupo de alunos (e as únicas "do meu tempo"), enchem-me de orgulho pela sua persistência, pelo seu empenho e pelo resultado do seu trabalho. Parabéns!
    Desejo a todos um ano cheio de sucessos e capacidade de resignação às sr.as professoras para dar ao blogue muitas horas roubadas à sua vida pessoal e familiar. É um trabalho que só é devidamente valorizado por quem o conhece.
    Sou leitora assídua do blogue e é com prazer que o vejo crescer a cada ano. Parabéns pela obra construída! Ânimo para continuar!
    Miquelina

    ResponderEliminar