Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

O Agrupamento de Escolas de Anadia comemorou o “Dia Mundial da Alimentação”, com o objectivo de sensibilizar a comunidade escolar para a prática de uma alimentação saudável.
O Dia Mundial da Alimentação é celebrado todos os anos no dia 16 de Outubro, assinalando a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), em 1945.
As professoras e os alunos de Ciências construíram uma roda dos alimentos com produtos naturais e realizaram trabalhos no âmbito da alimentação saudável, que foram expostos no Polivalente. Além disso, todos os alunos da escola responderam a um inquérito sobre hábitos alimentares, cujos dados serão tratados de modo a tirar algumas conclusões. De uma maneira ou de outra, todos os professores exploraram o tema nas suas salas de aula, lembrando aos alunos a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.
A professora e os alunos de EMRC desenvolveram uma actividade de consciencialização sobre a situação complicada que vivem as pessoas que passam fome e estão desnutridas, com o objectivo de promover a participação da população na luta contra a fome.
A biblioteca da escola também aderiu à comemoração deste dia e realizou uma exposição com produtos naturais e livros alusivos ao tema.
O refeitório contribuiu, igualmente, alertando os alunos para a importância do consumo de vegetais e fruta.
As professoras do 1º ciclo dinamizaram a Semana da Alimentação de 12 a 23 de Outubro.
Nos JI/pré-escolar também realizaram trabalhos relacionados com o tema. Por exemplo, no Pereiro fui convidada a provar o pão confeccionado pelos alunos, orientados pelo chefe Nuno: pão com nozes, pinhões, azeitonas e chouriço. Estava delicioso! Os pequenos padeiros estão de parabéns!...
O balanço foi positivo, os alunos aderiram, cooperaram e interiorizaram a mensagem principal do “Dia Mundial da Alimentação”.




Licínia Simões, professora e coordenadora de Educação para a Saúde e Educação Sexual

4 comentários:

  1. este blog está muito fixe pode continuar assim!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Pra quê tanta coisa para um dia assim, afinal é só dia mundial da alimentação

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da roda dos alimentos, como está apresentada, esta muito engraçado!!

    ResponderEliminar