Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Restauração da Independência

Hoje, dia 1 dezembro, é feriado nacional em todo o país, porque se comemora o dia da Restauração da Independência. Isto porque, há alguns séculos atrás, mais precisamente no dia 1 dezembro 1640, Portugal conseguiu livrar-se do domínio espanhol ao qual esteve submetido cerca de 60 anos (1580 - 1640).

Tudo começou quando:

Em 1578, Dom Sebastião, então Rei de Portugal, morre na Batalha de Alcácer Quibir, não deixando descendentes para subir ao trono. Instalou-se então, uma crise de sucessão em Portugal. Dos principais pretendentes ao trono (todos netos de D. Manuel I), Filipe II, Rei de Espanha, foi o mais apoiado tendo sido aclamado Rei de Portugal nas Cortes de Tomar em 1581. Começou então, a “União Ibérica”, que se prolongou até 1640.

Na primeira metade do século XVII, com a crise de Espanha, os portugueses viram os seus interesses afetados: perda de territórios coloniais, miséria do povo, diminuição de rendimentos da burguesia e de regalias da nobreza. Daí surgiram motins em várias partes do país, até que, no dia 1 dezembro 1640 os revoltosos dirigiram-se ao Paço Real, prenderam a duquesa de Mântua (representante do Rei de Espanha) e assassinaram Miguel de Vasconcelos (secretário do estado). Dom João, Duque de Bragança, foi Aclamado rei de Portugal com o título de D. João IV, iniciando-se assim a quarta e última dinastia.

Estava feita a Restauração da Independência de Portugal. Este acontecimento continua a ser recordado, todos os anos através do dia 1 Dezembro, feriado nacional.

Sandra Gomes, Prof. História

1 comentário: