Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 1 de dezembro de 2018

Celebração de importantes datas


A revolta do 1.º de Dezembro de 1640 e a Guerra da Restauração
Republicamos uma notícia, de há uns anos, escrita por duas ex. jornalistas do Clube de Jornalismo.
Hoje, dia 1 de Dezembro, é feriado. Este dia comemora a Restauração da Independência.
A Restauração da Independência é o nome dado à revolta que se iniciou neste dia 1 de Dezembro, mas de 1640, em que o Reino de Portugal declarou independência em relação ao domínio espanhol por parte da dinastia filipina, e que vem a culminar com a instauração da Dinastia Portuguesa da casa de Bragança.
O Ciclista fez uma pesquisa, no nosso livro de História do ano passado, e “copiou” o que ele nos dizia sobre essa data:
Perante os encargos a que o governo de Espanha obrigava o país, generalizou-se o descontentamento. Um grupo de nobres organizou, em Lisboa, uma conspiração para restaurar a independência de Portugal.
A ocasião era oportuna. A Espanha estava enfraquecida devido às guerras em que se envolvera com outros países europeus e às revoltas internas.
Nascia o 1.º de Dezembro de 1640, quando os conspiradores invadiram o Palácio da governadora espanhola – a duquesa de Mântua -, e proclamaram a restauração da independência plena de Portugal.
Reuniram-se, então, Cortes em Lisboa, onde o Duque de Bragança, foi aclamado rei de Portugal, com o título de D. João IV.
Dia Mundial da luta contra a SIDA - OMS
O Dia Mundial da luta contra a SIDA, lançado em 1988, foi o primeiro dia global dedicado à saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) está ciente da dificuldade em se alcançarem os objetivos da campanha, porém, convicta que os mesmos podem ser alcançados.
Transcrevemos as palavras do Diretor Geral da OIT a quando do lançamento da campanha em Genebra, Guy Ryder.
 “Atualmente, devemos trabalhar todos juntos, governos, empregadores e organizações de trabalhadores – membros da Organização Internacional do Trabalho (OIT) – e outras partes interessadas, e comprometermo-nos a proteger os direitos humanos das pessoas que vivem com o VIH, para que estas possam beneficiar de um trabalho produtivo e viver com dignidade”.
O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário