Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Dia da Espiga – Feriado Municipal de Anadia


Neste Dia, feriado municipal, O Ciclista já falou sobre o Dia da Espiga e sobre muitos aspetos da vida anadiense. Hoje, duas alunas da Educação Especial fizeram um trabalho que considerámos ser muito digno de fazer as honras a este dia…
Não esqueçamos, caros ciclistas, que também se celebra o Dia da Europa!

Graça Matos, O Ciclista

Anadia


Anadia situa-se na beira litoral, na região centro de Portugal, na sub-região da Bairrada e pertence ao distrito de Aveiro.
 A história do nome Anadia está ligada ao nome de uma mulher chamada Ana Dias. Esta era uma grande proprietária de vinhas do povoado. O seu vinho era de boa qualidade e era vendido junto da estrada que seguia para Coimbra.

O brasão de Anadia tem uma videira, símbolo das atividades agrícolas, arcos que representam o nome da freguesia, o escudo com um listel branco.
Na nossa cidade, existem alguns monumentos de interesse, tais como o Palácio dos Condes; Monumento aos Soldados do concelho de Anadia; Casa António Seabra em Sangalhos; Paço da Graciosa em Arcos; Monumento José Luciano de Castro, entre muitos outros.
Podemos também visitar o Museu do Vinho da Bairrada, o Palacete José Luciano de Castro, Aliança Underground Museum, em Sangalhos.
No concelho de Anadia, encontramos alguns restaurantes, tais como “Maré Viva”, “O Chefe“ na Moita, “Churrasqueira Brasão”, “Pompeu dos Frangos”, na Malaposta, entre outros.
Nesses espaços, podemos saborear alguns pratos típicos: bacalhau à Senhor Prior de Tamengos, bacalhau com presunto à Bairrada, cabidela de leitão. À sobremesa podemos deliciar-nos com “Barriga de Freira”, “Arroz Doce” e “Amores da Curia”.
Existem alguns hotéis onde se pode pernoitar: o hotel Cabecinho, Grande Hotel, hotel das Termas, Curia Clube, Pensão Lourenço …
Por tudo isto aconselhamos uma visita à nossa acolhedora cidade.

Inês Martins e Leandra Marlene, 7º F e 8º E

1 comentário: