Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 18 de maio de 2013

Depois da tempestade, vem a bonança


Existem muitas famílias com graves dificuldades a vários níveis, no entanto há famílias mais estáveis que outras. Porém, todas as famílias podem alcançar esta estabilidade, se virem os problemas como mais um desafio a ultrapassar.
Por vezes, as nossas famílias deparam-se com alguns problemas e veem-nos como um obstáculo impossível de ultrapassar. Há ainda aquelas que se limitam a não encarar os problemas, por isso desviam-se dos seus obstáculos. Com isto, vou-vos contar uma história verídica de uma família constituída pelo João, o pai; a Luísa, a mãe; o Joel e o Mário, os filhos.
Esta família era composta por pais que amavam os seus filhos mais do que qualquer outra coisa no mundo. Queriam o melhor para eles. No entanto, aos dois irmãos, numa saída à noite com os seus amigos, foi-lhes feita uma proposta que depois de aceite lhes podia destruir a vida.
Numa discoteca, já de madrugada, depois de saírem do local, um dos seus amigos propôs-lhes que consumissem um pouco de droga. Os dois rapazes na escola eram dos mais admirados pelos professores e tinham até as suas ideias bem definidas para o futuro.
Naquela noite, os seus pais estavam preocupadíssimos, pois a hora de chegada a casa estava há muito ultrapassada. Os irmãos, um pouco embriagados, aceitaram a proposta não tendo muito bem a consciência do que se estava a passar. Depois desta noite, as suas vidas mudaram. Quando chegaram a casa, nada do que aconteceu foi dito aos pais. Contudo, ouviram um sermão e um grande questionário sobre o porquê de terem chegado tão tarde.
Com o passar do tempo, e sem os pais se aperceberem, os dois jovens tornaram- -se toxicodependentes. A situação avançou até que, não tendo dinheiro para consumir mais droga, decidiram começar a roubar. Ambos não tinham coragem para assaltar outras pessoas, por isso realizavam pequenos furtos à sua própria avó. A avó, por sua vez, decidiu falar com os pais dos jovens de comportamentos estranhos que detetava por parte dos netos. Também os pais tinham reparado no mesmo. Joel, o irmão mais novo, acabou por ceder e confessou aos pais o que se passava. Estes ficaram bastante surpreendidos e tomaram de imediato medidas quanto a esta situação. Colocaram-nos assim em reuniões de pessoas que já tinham passado por situações semelhantes e recorreram até a uma clínica de recuperação e tratamento de toxicodependência. Na verdade, esta família desintegrou-se um pouco e os laços enfraqueceram. Porém, o tempo acabou por sarar as feridas existentes nesta família. Conseguiram felizmente recuperar a confiança entre eles, à medida que o tempo passava.
A corrente tornou-se assim mais fraca e o mar menos agitado!”

João Rocha, nº 10, 8º F

Sem comentários:

Enviar um comentário