Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Uma viagem inesperada

Era uma vez dois irmãos chamados Darold e Melode, que viviam no reino de Wakanda, em África. Darold teve sempre um sonho: adquirir mais conhecimento sobre os costumes e sobre as pessoas que habitavam fora do seu país!

Darold e Melode adoravam-se um ao outro, pois também ninguém das suas famílias lhes dava importância nenhuma. Em criança brincavam sempre juntos, corriam pela floresta em busca de novos lugares e de outros seres… Enfim, Melode tinha um grande dom para a música, tocava violino e quando ela tocava, Darold acompanhava-a a dançar, se bem que ele não tinha muito jeito para isso.

Certo dia, Melode ouviu falar num concurso de música cujo vencedor ganharia uma viagem a Portugal. Então, desatou a correr em direção a Darold, pois estava ansiosa por lhe contar a notícia. Quando lhe disse, Darold nem queria acreditar no que tinha ouvido e ficou muito feliz por a irmã querer levá-lo, se ganhasse o concurso, pois assim realizaria o seu sonho!

Dias depois de tantos ensaios, foram para a primeira prova de música, era entre ela e um saxofonista. O saxofonista era muito bom, mas Melode conquistava qualquer um com o seu talento. Arrasou em todas as batalhas, até que chegou à grande final.

De um lado Melode no violino, do outro Miguel na bateria. Miguel era natural de Portugal. Já há muito tempo que queria ter voltado ao seu país, mas não tinha dinheiro para isso e, finalmente, estava a ter uma hipótese de reencontrar a família, nomeadamente os pais, os filhos e a mulher. Portanto, esperava-se uma batalha épica! E foi o que aconteceu…

Miguel tinha chegado à derradeira batalha. A prova começou, Miguel atuava com um grande ritmo na bateria, agora ninguém o podia parar. Depois de acabar, era a vez de Melode. A sua música era fantástica, era suave como o vento…

Só os jurados poderiam decidir quem ganharia este concurso. Toda a gente estava nervosa. Darold estava a tremer do lado da plateia. Quando se disse o resultado, ninguém queria acreditar. Parece que tinha ficado tudo empatado, mas tinha de haver alguma solução para o que se tinha sucedido. Então, decidiu-se dar a vitória aos dois. Eles ficaram muito felizes!

No dia seguinte, já no avião, Darold previa como seriam as coisas em Portugal. Já dizia que queria ir para o Porto ou para Aveiro, porque tinha a informação de que o Norte de Portugal era um local onde existiam realidades magníficas. Queria ir para o Porto, porque sonhava visitar a Torre dos Clérigos, passando pelos 200 degraus, para poder observar a magnífica vista panorâmica da cidade. Queria observar todas as pontes, nomeadamente a de Dom Luís I, pois tinha sido desenhada pelo engenheiro Gustave Eiffel, de quem Darold gostava tanto… Por outro lado, queria visitar Aveiro, para andar de moliceiro, poder comer os famosos ovos moles, ir às praias da Costa Nova e da Barra… Enfim, Melode adorava a sua ideia e também adorava o facto de Darold estar tão entusiasmado com a viagem. Do outro lado, Miguel só pensava em rever a sua família.

Ao perceber que Darold e Melode não tinham ninguém que os levasse a

conhecer Portugal, Miguel sentiu-se na obrigação de os convidar para um passeiozinho pela sua “terra natal”, que curiosamente era Aveiro. E foi o que fez. Darold e Melode, sem mais demoras, aceitaram com grande ânimo, pois, assim, também teriam um “guia” para os levar a conhecer a sua terra e, quem sabe, pudessem vir a ser amigos …

Já a caminho da sua terra natal, Miguel descrevia como era cada pessoa na sua família. Os irmãos acharam a família dele muito agradável e perceberam que Miguel tinha um carinho especial pelos filhos.

Passadas algumas horas, chegaram a Anadia, uma cidade dentro do distrito de Aveiro, pequena, em termos de população, mas muito acolhedora! O reencontro de Miguel com a família foi emocionante. Ninguém conseguiu conter as lágrimas, pois já não se viam há quase uma década!

Passaram o dia todo a falar e tanto os irmãos como a família de Miguel puderam conhecer-se melhor. No meio disto tudo, Darold e Melode tinham-se esquecido de arranjar um sítio onde pudessem dormir, comer…, enfim, fazer o seu dia-a-dia. Por isso, Miguel deixou-os ficar em casa dele por uns dias.

No dia seguinte, foram visitar os pais de Miguel, Vítor e Rosalinda. Vítor, curiosamente, também era músico, tocava viola, trombone e trompete, e já tinha estado numa banda (“A Banda dos Palmares”).

Novamente, ficaram “horas a fio” a conversar, a dizer como tinham chegado ali, o que tinham feito enquanto tinham estado fora… Enfim, de repente Melode teve uma grande ideia, que ao mesmo tempo poderia parecer louca… Perguntou se se podia formar uma banda, com Miguel, Vítor, ela e mais pessoas… “Mas onde é que se podiam encontrar mais pessoas?”, questionavam-se todos.

Começaram a pensar, a pensar, a pensar…, até que se lembraram. A sobrinha e o irmão de Miguel também eram músicos, Íris era pianista e cantora e João era baixista. Só faltava perguntar-lhes se alinhavam na banda. Então, ligaram-lhes imediatamente. Em primeiro lugar, ficaram surpreendidos por ouvir a voz de Miguel, mas depois falaram-lhes do assunto e eles, ansiosíssimos, disseram que sim!

No meio desta confusão toda, Duarte (filho de Miguel), como andava a aprender a tocar trompete com o avô, disse que seria fantástico se ele também se pudesse juntar à banda. Miguel achou complicado, pois ele ainda era muito novo, mas como ele estava tão entusiasmado, não teve outra hipótese se não dizer que sim. Duarte ficou muito contente, ele era capaz de tudo nesse momento e festejou como nunca tinha festejado!

A banda já tinha “rodas para andar”, mas faltava dar-lhe um nome…, até que o mais pequeno (Duarte) exclamou:

- Já sei, já sei… E que tal: “The Ealth Melody”?

Todos concordaram e ao mesmo tempo disseram que era um nome muito interessante.

Passados cinco meses, já tinham marcado 12 concertos. O primeiro era durante a feira do “Vinho e da Vinha” …

Finalmente, subiram ao palco, a plateia estava quase vazia, mas, ao ouvir-se aquela música magnífica, uma montanha de pessoas foi entrando para ver quem eram os autores “daquela maravilha”.

Era tal e qual um íman, atraindo uma grande multidão! Estava a ser uma surpresa, tanto para o público como para a banda, que à medida que o tempo ia passando, ia formando laços de amizade com Melode e Darold.

Quando acabou o espetáculo, apareceu uma multidão a pedir autógrafos e a dizer que tinham de continuar com aquela aptidão para a música. A banda ficou muito orgulhosa!

Passados três meses, já tinham ido a Braga, ao Porto, a Lisboa, a Viana do Castelo… Com todo o tipo de músicas: “Bohemian Rhapsody”, “Breakfast in America”, “One”, Save the last dance” … Enfim, era uma paixão pela música!

Eles ficaram mesmo muito famosos, até já tinham começado a fazer digressões pelo mundo! Realizando, assim, o sonho de Darold, que sempre os acompanhava.

Felizmente correu tudo bem para esta banda, que, agora, com tanta fama, tinha comprado, não uma, não duas, mas, sim, três casas enormes, carros... E por aí fora.

A moral desta história é que basta trabalhares, dedicares-te e esforçares-te para obteres resultados, pois quem não se dedica não obtém nenhum resultado!

Duarte Gonçalves, 7.º Ano | Escola Básica de Vilarinho do Bairro

Sem comentários:

Enviar um comentário