Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Mel

Esta não é uma história de um “Era uma vez…” ou uma história de fantasia. Esta é a história da vida de uma adolescente, história real e verdadeira. Tal como tudo, a adolescência tem os seus prós e contras e talvez haja pessoas que lhe achem uma piada de partir a rir, mas pode ser bastante dolorosa, ao contrário do que esses seres possam pensar. Será que é rir para não chorar? O certo e sabido é que são uns anos muito evolutivos e extremamente rápidos.

Vou-vos contar a história de uma rapariga chamada Melissa, mais conhecida por Mel pelos poucos que a conhecem. Uma rapariga baixa, gordinha, de uns incríveis olhos castanhos, com óculos que assentam perfeitamente no seu rosto suave, com um belo e longo cabelo claro que combinava com os seus lábios largos. Já a nível psicológico, … acho que já vão entender.

Mel tem os seus 15 anos, anos com muitos altos e baixos…. Sim, a adolescência pode ser incrível, mas pode também ser muito cruel. Apesar de ser uma rapariga de muito bom coração, doce tal e qual como o nome, são poucos os que conseguem ver isso.

Veste roupas largas, pois muitos são aqueles que julgam o seu corpo, que a maltratam por isso. Não é fácil viver com esse julgamento vindo de tudo o que é pessoa, com todos aqueles olhares de lado, todas aquelas piadas sem sentido, todos aqueles comentários desnecessários. Não, nada disto é necessário, mas as pessoas são influenciadas umas pelas outras e o mal espalha-se muito rapidamente. Então, o pensamento de Melissa é “Vou esconder este meu corpo que eu acho maravilhoso, mas que os outros não aceitam.”. Pois, ela achava o corpo maravilhoso, mas os que a rodeavam não e, apesar das opiniões dos outros serem só as suas opiniões, ela importava-se com elas, não sei bem porquê.

O seu pai tinha morrido quando ela tinha 11 anos. Lembrava-se dele todos os dias, e as saudades eram muitas…. Vivia com a mãe, que já não era a mesma desde o falecimento do seu marido. Como era só uma a trabalhar, o dinheiro não era muito e, então, Melissa fazia limpezas num pequeno mercado da sua rua. Era mais um motivo para ser alvo de crítica. “Olha a empregada da limpeza, a pobre da zona.” (era só um dos muito comentários que ouvia…)

Tudo isto é muito pesado e triste, mas ainda vai ficar pior. Mel veio a descobrir que tinha cancro do colo do útero. Teve que ser operada e fazer quimioterapia. Demorou algum tempo até voltar a estar apta a ir à escola. Quando voltou, foi um autêntico desastre. “Ai, ela agora está careca! Ahahah!” - um comentário que até a mim me dói e, felizmente, nunca passei por isso.

Tudo isto fez com que Mel sofresse muito. Não tinha amigos, era maltratada por todos, não tinha o seu pai, tinha uma doença grave, era alvo de julgamento… E o que devia doer mais é que todos estes sentimentos, esta tristeza, solidão, depressão e lágrimas estavam escondidos atrás de um sorriso, o sorriso mais falso de entre todos. Sofrer tudo isto sem ajuda de ninguém! Que linda que está a nossa sociedade, não?!

Esta história pode acabar de duas formas: pode acabar muito bem, onde a Mel consegue passar por cima de tudo e viver a vida que sempre sonhou ou, então, algo de muito mau pode estar prestes a acontecer... Mas este fim da história deixo para vocês.

Para todas as Melissas que possam estar desse lado tenho algo a dizer: vocês são fortes, muito mais do que pensam, não deixem que ninguém vos pare. Eu sei que é difícil e, possivelmente, às vezes, é necessária ajuda, mas não tenham medo de a pedir a alguém, mesmo que o mundo esteja prestes a cair.  Não desistam de vocês, por favor…

Leonor Almeida Ferreira, 9.º A | Escola Básica de Vilarinho do Bairro

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário