Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

domingo, 24 de outubro de 2021

Carta de último suspiro

Querido mundo,

Faço este último suspiro como forma de mostrar o meu desespero. De todas as promessas por ti proferidas, e de todas as que acreditei, em nenhuma lutaste e isso deixou-me triste. Mas desiludires-me já é normal, eu já me acostumei. O problema é quando crias expectativas, para depois demonstrares com frieza que afinal nunca mudaste. Nunca te fiz mal, sempre quis o teu bem: limpei-te as lágrimas quando mais choraste. Segurei-te a mão quando mais precisas-te. E por mais boas ações que eu fizesse, tu continuavas-me a deixar ir abaixo. Mas eu sei que eles deixaram-te ir abaixo primeiro. E eu continuei a ajudar-te.

Eu sei que nunca devemos fazer as coisas com objetivo de obter algo em troca. É imoral, não é saudável. Mas quando o sacrifício é tanto, nada me surpreende mais que a insensibilidade daquele que tanto foi ajudado. E o que mais assusta, é que esse comportamento tóxico leva a que queira afastar-me de ti. E eu não quero isso. Não quero que me afastes, porque assusta-me as saudades que vou sentir de ti. Então, decidi começar por mudar-te. Foi um erro estúpido, eu sei, mas foi um ato de desespero. Fiz esse último suspiro, porque quis. Mas o que a avó diz nunca é mentira, e quem devia ter mudado era eu. Mas já era tarde demais, e por mais que eu te ame, toda a gente troçou de mim, e isso magoa. Por mais que eu te ame, toda a gente chamou-me maluquinha sonhadora, e isso magoa. E, por mais que eu te ame, tu mais uma vez deixaste-me ir abaixo, e isso magoa. Mas eu sei que eles deixaram-te ir abaixo primeiro. E eu tentei continuar a ajudar-te.

Eu sei que sentes que nada de mal fizeste, e eu compreendo isso. Aos teus olhos tu és a vítima, e eu compreendo isso. Gostas de te comparar aos teus irmãos, sempre gostaste, mas no fundo magoa-te ver o quão pequeno tu és. O quão sujo tu és. O quão em baixo eles te deixaram. E sentes, novamente, que nada de mal fizeste, mas eu já não compreendo isso. Porque toda a razão dou para te vingares daqueles que apenas desejam ver-te sofrer, que de tudo fazem para que morras no sofrimento. Mas nenhuma razão te dou para também descarregares toda a raiva acumulada naqueles que te amam e querem ver crescer. Daqueles que, de todas as coisas existentes em ti, querem crescer contigo. Porque acredita, mundo, que muita gente quer ter um futuro contigo. E de entre todas essas pessoas, estou eu. E eu sei que eles deixaram-te ir abaixo primeiro. Mas eu não posso continuar a ajudar-te.

Não posso continuar a mascarar toda a dor que possuo para que te possa ver melhor. Por mais que ame o teu sorriso, ele é perigoso e lutar por ele está a matar-me, mundo. Porque mesmo que o meu adversário nesta luta sejam os meus irmãos, tu és o que mais me impede de ser sucedida. Tu és o que mais me faz desistir, perder a esperança e querer virar-me contra ti, tal como toda a gente o faz. Sim mundo, eu menti: todos odeiam-te. Odeiam-te, não pela tua natureza ou simplicidade. Odeiam-te porque fazes das tuas imersões de raiva o terror do dia a dia. Ou talvez eu esteja a ser egoísta. Estou a ser egoísta.

Estou a ser egoísta, porque tu ensinaste-me a viver assim. Estou farta, mundo! Farta de que tudo o que eu faça, tu questiones. Farta de que tudo o que peça, tu recuses. E, acima de tudo, estou farta de ser rejeitada por ti. Eu sei que eles deixaram-te ir abaixo primeiro, mas tu deixaste-me ir abaixo logo a seguir. E isso não é justo. Tu bem sabes o quão injusto é, o quanto gostas de ajudar os que te ameaçam destruir, por medo. O quanto gostas de te esconder dos mais fortes, dos seus pecados, enquanto distribuis a raiva que te dão nos mais fracos, em nós. Mas isso é a vida, mundo. É injusta, tal como tu…

Carta de uma jovem irritada com o Mundo

Pedro Fernandes, 12.º Ano | EBSA

 

Sem comentários:

Enviar um comentário