Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 7 de março de 2013

Venha conhecer a Veneza portuguesa


                Capital de distrito e sede de concelho, Aveiro encontra-se no litoral do país a 68 km da cidade do Porto e a 243 km da cidade de Lisboa.
                 A paisagem é dominada pela Ria de Aveiro e pelos rios da bacia hidrográfica do Vouga.
                Devido à sua proximidade do mar, na cidade realizam-se várias atividades relacionadas com o mar. O sal é um dos seus produtos mais famosos. É de fácil acesso, quer por via aérea com a proximidade do aeroporto do Porto, por automóvel, comboio, autocarro ou por via marítima com o porto de Aveiro. Tem vários hotéis (Hotel Imperial, João Padeiro, entre outros), várias residenciais e parques de campismo.
                Quanto à gastronomia, é muito conhecida pelos ovos moles, com vários e famosos restaurantes entre os quais o “ Restaurante Galegos Dourados”, o restaurante “ O Telheiro” e o “ Centenário”.
                Os locais a visitar são o Fórum de Aveiro; o Parque Infante D. Pedro; o Rossio; a Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto, entre outros lugares magníficos e que merecem ser visitados.
                Como património religioso, temos a Igreja das Camelitas, a Capela de S. Gonçalinho, a Igreja de S. Domingos, entre outras.
                Quanto ao património cultural, podemos visitar a Câmara Municipal de Aveiro; o Museu de Aveiro; a Biblioteca Municipal; a Estátua de Santa Joana, a Universidade de Aveiro, etc.
                 As noites de Aveiro são animadas com bares e discotecas, destacando-se o bar “Olaria”, a discoteca “Estação da Luz” e “Oito Graus”.
                Por ser uma cidade plana, a Buga (bicicleta de utilização gratuita) é um equipamento destinado a proporcionar, àqueles que visitam a cidade, uma forma agradável e ecológica de a conhecer.
                 A principal característica da cidade é a Ria, esta rede de canais e ilhas que se podem visitar de barco. São os famosos moliceiros, barcos tradicionais da região, que serviam antigamente para a apanha do moliço e que hoje servem para transportar turistas na Ria de Aveiro já chamada de “Veneza de Portugal”.
                 Vale assim a pena passar por Aveiro e contemplar as suas ‘jóias’.


Guilherme Costa, 8º C

Sem comentários:

Enviar um comentário