Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 28 de março de 2013

Dia Mundial para a Eliminação da Discriminação Racial

      O Dia Mundial para a Eliminação da Discriminação Racial foi dia 21 de março mas, como prometemos continuamos a fazer a divulgação desses dias pelos nossos jovens jornalistas.


Graça Matos, O Ciclista



A discriminação racial

A discriminação racial é um dos problemas existentes que, desde sempre, afeta muitos dos que habitam este planeta. Todos os que o habitam são iguais, mas com as suas diferenças. E infelizmente é nestas diferenças que está a discriminação racial.
 Se olharmos ao nosso redor, constatamos que existem pessoas a viver situações bastante desagradáveis. Contudo, somos nós que temos de alterar a nossa forma de estar com os outros. Senão vejamos a história do Daniel.
Daniel era um adolescente proveniente de Bambari, um país no centro de África. Possuía o cabelo muito curto, a sua pele era da cor do chocolate, os seus olhos eram grandes e irrequietos e tinha sempre, mas sempre, um enorme sorriso.
Em África, a sua família vivia pobremente, e esse foi o principal motivo da sua vinda para Portugal. Instalou-se numa pequena vila no norte de Portugal. Os pais estavam muito preocupados principalmente com a integração do seu filho na nova escola. Eles eram a única família de raça negra naquele local.
Daniel, quando chegou à escola, ficou surpreendido pois estavam todos muito curiosos por o conhecer, porque para os outros alunos ele era uma novidade. Nos intervalos, todos tentavam meter conversa com ele, e na cantina não teve de se sentar sozinho, porque houve vários grupos que o convidaram. A maior dificuldade de Daniel foi satisfazer todos os grupos. Todos queriam saber novidades do seu país.
 Assim que chegou a casa, só queria que o dia seguinte chegasse o mais depressa possível para estar com os seus novos amigos. A mãe ficou surpreendida com a reação dos alunos à chegada do seu filho, mas é claro que se sentia feliz com aquela fácil integração de Daniel.
Este foi um caso em que a cor da pele não foi uma ‘barreira’ para a comunicação e amizade entre pessoas de raças diferentes. Mas há vários casos em que esta situação não se verifica.
Apelo assim a todos para que a cor da pele não interfira na colaboração e ajuda entre raças diferentes!

João Pedro Rocha, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário