Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 31 de maio de 2014

Dia Mundial sem tabaco

Mais um dia no liceu, e as quatro melhores amigas combinaram encontrar-se no seu local preferido que só era frequentado por elas, uma vez que só elas é que sabiam da sua existência.
O moinho velho já em ruínas, mas o qual as raparigas consideravam ser acolhedor, era o seu esconderijo. Neste local, a Marlene confiava todas as informações sobre o novo colega de turma por quem, as amigas rapidamente perceberam, se sentia apaixonada. No entanto, a jovem sabia que seria um amor impossível, pois o rapaz era completamente diferente dela.
A Marlene era responsável e fazia de tudo para ter sucesso na escola, tendo porém sempre em mente que mais tarde seria difícil o acesso a um emprego, mas um dos seus defeitos era ser altamente influenciável. Esta rapariga tinha um cabelo encaracolado bastante volumoso, era alta e com uns olhos peculiares que, mesmo as amigas já a conhecendo há muito tempo, sempre que a olhavam nos olhos continuavam a ficar impressionadas. O Xavier, rapaz por quem a Marlene sentia uma certa atração, era desmazelado, sem objetivos de vida e relacionava-se com as pessoas mais famosas do liceu. No entanto, estas eram conhecidas pelas suas suspensões e expulsões de outras escolas. Por outro lado, havia ainda outro aspeto que marcava a vida de Xavier, era o facto de ser viciado em fumar.
No liceu, todos conheciam aquele magnífico quarteto, não só pelas esplêndidas notas que cada uma tirava, mas também pelos fortes e intensos laços que criaram ao longo da vida.
Estavam numa época sem testes e ainda faltavam cerca de três meses para os exames, quando as jovens foram convidadas para uma pequena festa em casa de um amigo do Xavier. Nenhuma delas estava com vontade de ir. Contudo, a Marlene sabia que o Xavier ia estar presente e ela não podia faltar de maneira nenhuma! Sendo assim, as amigas não a iam deixar sozinha e foram também.
Na festa, as raparigas chegaram à conclusão de que certamente se iriam arrepender se não tivessem vindo, pois estavam a divertir-se bastante. A Marlene já tinha avistado o Xavier e também já tinha adquirido coragem para ir ter com ele. Até que, de repente, ele ofereceu um cigarro à jovem apaixonada que, numa tentativa desesperada de se tentar enquadrar no grupo do Xavier, aceitou. As amigas, por sua vez, dirigiram-se a ela e perguntaram-lhe o que estava ela a fazer, mas Marlene, tentando de uma forma inconsciente encarar a situação, pediu mais cigarros para dar às amigas e como três destas estavam algo embriagadas, não resistiram até que Júlia, um dos elementos do grupo que não tinha bebido em exagero, confrontou Marlene, dizendo que o que ela estava a fazer era incorreto, pois para além de tentar impressionar um rapaz fumando também estava a influenciar as colegas a fumarem.
Extremamente revoltada, Júlia decidiu sair daquele local porque, depois de repreender as amigas, foi gozada pelos amigos de Xavier e o mais surpreendente é que foi chamada de inconveniente por parte daquelas que considerava serem realmente verdadeiras amigas.
A partir daquela noite, a relação do quarteto não voltou a ser igual e as três amigas acabaram por se tornar fumadoras.
Foi então detetado, já passados alguns meses, um cancro nos brônquios a Marlene. A jovem teve de ser internada. Felizmente o cancro ainda não estava desenvolvido e era possível com tratamento recuperar da doença. A relação entre a Marlene e Júlia tinha ficado tensa desde a última vez, mas a amizade falou mais alto e Júlia foi visitar a jovem, tendo neste encontro combinado que iriam juntamente com as outras duas amigas criar campanhas de sensibilização para que os fumadores deixassem de o fazer. Decidiram também inventar métodos que facilitassem aos fumadores largar aquele poderoso vício que, nessa fase do desenvolvimento, prejudica o processo de maturação dos pulmões e do sistema nervoso central, e, na verdade, os adolescentes que experimentam fumar nesta idade têm um risco elevado de se tornarem dependentes.
Por este motivo, as amigas sentiram-se na obrigação de combater e auxiliarem os outros na luta contra a dependência pelo tabaco.
Para além de tudo, este vício quase destruiu a relação de amizade que existia entre as quatro amigas.


João Pedro Rocha, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário