Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 9 de maio de 2014

O Ciclista ganha prémio Nacional

O dia nasceu soalheiro, o mar calmo, bem azul e o vento nem quis mostrar a sua habitual energia … Espinho saudou, deste modo, logo de manhã e de forma invulgar, os professores dos clubes de jornalismo e alguns dos diretores dos Agrupamentos, que se aventuraram pelas terras espinhenses.
O auditório da Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira encheu-se de calor humano, nesse belo dia 3 de maio e foram muitos os pontos altos deste I Encontro Nacional de Jornais Escolares.
Sem dúvida memorável foi o momento em que quatro jornais, entre os quais O Ciclista, foram agraciados com a atribuição do prémio “Jornal Escolar”. Esta menção atribuída devido à antiguidade destes jornais, que permanecem no ativo há mais de 30 anos. O Ciclista fundado em 1977, com a saudável idade de 37 anos, é o mais antigo de todos. Dois anos mais novo e fundado em 1979, foi igualmente premiado o Jornal do Agrupamento de Alfandega da Fé. A Escola anfitriã também foi distinguida.
Este encontro, que segundo as palavras do Sr. Secretário de Estado, Dr. João Grancho, foi o primeiro e único deste género, contou com a colaboração de palestrantes da Universidade do Minho e de profissionais do Jornal Público.
Esta sessão de trabalho tentou dar resposta a questões práticas, como, foram disso exemplo: “Que passos importa dar para fazer um jornal escolar?”; “Como se redige uma notícia?”; “Como fazer um título?”; “Que cuidados importa ter com a língua portuguesa?”; “Quais os cuidados gráficos a ter na produção de um jornal?” “Produção e publicação digital de jornais escolares: que ferramentas?”; “Como financiar um jornal escolar?” ou “Para que serve a fotografia?”.
Para além destes, teve também a apresentação do Referencial de Educação para os Media, destacando a sua importância na Educação para a Cidadania.
Foi ainda, apresentado o livro “A aventura de fazer o Jornal na Escola” de Carlos Carvalho da Costa.


Graça Matos, O Ciclista

4 comentários:

  1. Parabéns Ciclista! Um prémio bem merecido! Uma equipa fantástica de professores e alunos a trabalhar... Valeu! Bjs Teresa Power

    ResponderEliminar
  2. Vale sempre a pena quando a qualidade de um clube tão antigo como o vosso é premiado.
    Sem dúvida que é o mais antigo do país e também do Agrupamento.
    Esperemos que se mantenham e que o Vosso valor seja sempre reconhecido.
    Um bem-hajam queridas professoras Graça e Sara pela vossa persistência, pela vossa dedicação e, muito particularmente, pelo excelente trabalho que têm produzido.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns! Estão de parabéns todos os que mantiveram "O Ciclista" a pedalar durante 37 anos. Está de parabéns a equipa que o mantém vivo numa altura tão difícil. A valorização do trabalho realizado é uma questão de justiça. Continuem!
    MM

    ResponderEliminar
  4. Parabéns à actual equipa e a todas aquelas que desde o berço fizeram um trabalho sem igual, que agora fica gravado de modo indelével.

    Abraço,

    Pedro vale

    ResponderEliminar