Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia dos Direitos Internacionais da Criança


20 de novembro de 2012


O Ciclista não poderia deixar de fazer referência ao dia que consagra os direitos da criança. Ainda pensei em escrever um texto alusivo ao tema. Contudo, durante as minhas pesquisas deparei-me com o artigo da “minha colega jornalista” da TVI, Alexandra Borges, que a seguir apresento. Este mostra-nos como em alguns lugares as crianças são mal tratadas, nomeadamente como escravas.
Só posso dizer que elas, como nós, têm direitos e devem ser respeitadas.
Sofia Ferreira, O Ciclista


“No Gana, há crianças de 3 e 4 anos, vendidas pelos próprios pais, por menos de 30 euros a traficantes que as revendem para serem escravizadas na pesca no Lago Volta, (...).
Estas crianças trabalham 14h/dia, sete dias por semana, quer faça chuva ou faça sol e estejam ou não doentes.
(...) desconhecem a sua idade, identidade, muitas acabam afogadas no lago Volta e algumas são assassinadas pelos próprios pescadores que as atiram vivas aos crocodilos. Resgatar uma criança destas não resolve o problema porque, no dia seguinte, os pescadores colocam duas novas crianças no seu lugar...e a infância continua a ser roubada a estas crianças, (...) perante o olhar passivo de muita gente que prefere não ver.
Apesar da escravatura e tráfico infantis estarem criminalizados na legislação do país, a verdade é que não há um único traficante ou pescador na cadeia. O que pode acabar com a escravatura do séc. XXI é a nossa indignação e divulgação deste atentado aos direitos humanos.
(...)”
Alexandra Cristina Guerreiro Palma Borges, jornalista da TVI-Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário