Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A sociedade dos nossos dias


A sociedade em que vivemos, obviamente, não é a melhor, na medida em que ainda há muitas falhas, como o preconceito, a xenofobia, o racismo, entre outras atitudes que vão fazendo com que as pessoas se tornem cada vez mais desumanas.
Na minha opinião, para a sociedade atual há sempre algo que não está bem, daí colocarem sempre defeitos em algo, causando por vezes situações desagradáveis.
O que me incomoda muito nesta sociedade é o preconceito, pois todos somos iguais e, como humanos que somos, devemos ter os mesmos direitos. Nalguns países, principalmente pouco desenvolvidos, existe ainda o preconceito com a diferenciação de sexos, tendo as mulheres menos direitos que os homens, e eu acho essa atitude completamente ridícula, mas é a cultura desses países, por isso temos de respeitá-la embora não concordemos. Mas há casos em que as pessoas não concordam e não sabem respeitar, criando situações de conflito.
Outra situação que me preocupa como jovem que sou é aquela que se passa, nos dias de hoje, com os nossos idosos, que são deixados pelos filhos em lares, para que outras pessoas tratem deles. Se pensarmos bem, eles nasceram em tempos difíceis. Como tal, deviam considerá-los como heróis, já viveram muito e são bastante sábios, tal como também não acho correto deixarem-nos na solidão. Há que se ter um ponto de equilíbrio e se os filhos têm possibilidades e condições de tratar dos seus pais já de uma certa idade, não devem então abandoná-los em lares. Se vivem longe deles e eles não querem ir para um lar ou sair das suas casas, devem visitá-los sempre que puderem, pois foi graças a eles que todos nós existimos e a quem lhes devemos a vida. Eles são pessoas que independentemente do que acontecer estarão sempre aqui para nós.
Considero assim que temos de ser mais humanos uns com os outros e não devemos ser egoístas nem egocêntricos. Devemos, então, pensar mais nos que estão à nossa volta, tanto a família, como os amigos, conhecidos, professores...
Sendo assim, se todos conseguirmos mudar os nossos pensamentos e as nossas atitudes, conseguiremos fazer a diferença!
Maiara, 9º C

Sem comentários:

Enviar um comentário