Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 7 de abril de 2020

Dia Mundial da Saúde


O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente a 7 de abril. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, aquando da organização da primeira assembleia da OMS. Este dia é celebrado desde 1950.”
 
Perante a pandemia que hoje o Mundo vive, uma pergunta se levanta: Afinal o que é cada um pode fazer pela sua saúde e bem-estar e pela dos outros?
A melhor resposta é aquela que nos leva a seguir todas as recomendações que diariamente nos são lembradas.
Não esqueça: zelar pela nossa saúde é zelar pela saúde de todos!
Fique em casa!
Graça Matos, O Ciclista


Adaptação da iniciativa DMS2020 à COVID-19
No âmbito da iniciativa “Dia Mundial da Saúde: Uma Agenda da Juventude para a Saúde na Próxima Década (2020-2030)“, suspensa devido à atual situação de pandemia pela COVID-19, o Conselho Nacional de Saúde e a Direção-Geral de Educação optaram por adaptar a iniciativa ao contexto atual, considerando que continua a ser da maior relevância para a Educação para a Saúde e para a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Esta é uma enorme oportunidade crítica para reflexão e partilha.
Assim sendo, convida-se as escolas, as crianças e os jovens a promoverem discussões em grupo, que poderão decorrer através das plataformas digitais (whatsapp, hangouts, sistemas de videoconferência, etc.), entre pares, ou reflexões a nível individual, no sentido de proporem respostas para a seguinte questão:
    No contexto atual de pandemia pela COVID-19, o que posso fazer pela minha saúde e bem-estar, bem como pela saúde e bem-estar da minha família, amigos e comunidade?

As mensagens-chave que resultem destes debates e/ou, ainda, os testemunhos individuais, deverão ser partilhados com o Conselho Nacional de Saúde, para o e-mail geral.cns@cns.min-saude.pt, até ao dia 24 de abril, na forma de vídeo (nos diversos formatos permitidos pelo YouTube: MPEG4, MP4, AVI, WMV, MPEGPS, FLV, etc.). Devido ao facto de os vídeos poderem ser pesados, dá-se preferência ao envio através de plataformas de envio de ficheiros (por exemplo, WeTransfer).


 No caso dos debates em grupo, recomenda-se que um porta-voz seja designado como responsável pela gravação do vídeo com as mensagens-chave consensualizadas entre todos.
Os vídeos não deverão ultrapassar os 2 minutos de duração e serão disponibilizados no site do Conselho Nacional de Saúde e redes sociais (Facebook e Instagram), com o objetivo de dar voz aos jovens. No caso dos contributos remetidos pelas Escolas, solicita-se que, a acompanhar os vídeos, seja identificada a(s) escola(s), turma(s) e professor responsável.
Ao aceitar remeter estes vídeos para o Conselho Nacional de Saúde, os participantes estarão a concordar com a sua disponibilização e partilha nos instrumentos de comunicação institucional do Conselho Nacional de Saúde (site do CNS, canal de YouTube, Facebook e Instagram), pelo que, sendo menores de idade, devem fazer acompanhar uma autorização dos pais/encarregados de educação.

Sem comentários:

Enviar um comentário