Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Tradicional Magusto de São Martinho

 

No dia 11 de novembro, ao canto do outono, à esquina do inverno, para assinalar o dia de São Martinho realizou-se, o tradicional Magusto, com o objetivo de manter, valorizar tradições, promover as relações interpessoais, o enriquecimento cultural, a partilha de saberes e sabores e ainda proporcionar um saudável e salutar convívio, no Centro Escolar de Sangalhos.

Os alunos, com empenho e criatividade, tiveram oportunidade de explorar histórias, contos, bandas desenhadas, memorizadas e reproduzidas poesias, lengalengas, trava-línguas, canções... e ainda foram realizados jogos, representações, pinturas, ilustrações, tiaras e cartuchos pardos com materiais de desperdício e elaborados diversos trabalhos de Expressão Plástica relacionados com o tema.

Foram ainda reutilizados pacotes do leite escolar que, após a sua higienização, ficaram forrados com papel. Na embalagem foi, cuidadosamente, colada a Maria Castanha, previamente, decorada pelos alunos, tendo sido ainda reutilizados pedacinhos de lã para as pegas. Assim se construiu um cestinho para utilizar no Magusto escolar.

Que bonitos que ficaram! Este foi um bom exemplo de educação ambiental, na escola.

No pátio exterior da escola, acendeu-se uma fogueira para se assarem as castanhas, no meio da caruma. À volta da calorosa fogueira, enquanto crepitava, os alunos cantaram e observaram o fulgor e a coloração das línguas de fogo que consumiam as agulhas de pinheiro.

Sempre muito aguardada todos os anos, esta atividade contou com a participação de toda a comunidade escolar, proporcionando momentos que apregoaram pedaços de alegria, revivendo tradições, entre alunos, professores e funcionárias.

Quando finalmente prontas, as castanhas assadas "quentinhas e boas” a estalarem cinzentas, na brasa, foram degustadas e acompanhadas com um saboroso sumo, em ambiente de grande animação proporcionado pela Junta de Freguesia de Sangalhos que ofereceu as castanhas e uma bebida individual.

Sem tempestade, ao contrário da lenda, o sol radioso apareceu a brilhar, exatamente, como “o verão de São Martinho”.

Como manda a tradição, alguns alunos “enfarruscaram”, com carvão, a cara dos colegas, com diferentes tons de cinza.

Por último, mas não menos importante, queremos agradecer ao executivo da Junta de Freguesia de Sangalhos a oferta das castanhas e do sumo, às nossas crianças.

Estamos certos que os nossos alunos levaram mais “calor” p'ra casa!

Amílcar Costa

 


Sem comentários:

Enviar um comentário