Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Papas de abóbora

 

Houve um tempo em que as papas de abóbora eram, normalmente, servidas no final das vindimas, precisamente, no tradicional banquete que os antigos proprietários vinhateiros ofereciam, desde tempos remotos, aos seus trabalhadores no fim de cada ano de campanha, pretendendo tão simplesmente festejar o final das colheitas ou agraciar o ano agrícola (durante as adiafas).

No início do outono, as abóboras espalhadas, pela eira, começavam logo a seduzir qualquer pessoa e, por hábito, nos dias de descanso, bem cedo, iam ter com o padeiro para que lhe vendesse farinha branca de milho, enquanto a abóbora, ao lume, à lareira, cozia.

Em Sangalhos, no concelho de Anadia, no Dia de Todos os Santos, as pessoas tinham, por tradição ancestral, fazerem papas de abóbora (com farinha branca de milho). Noutros tempos, os lavradores, mais abastados, ofereciam estas papas aos vizinhos que não tinham possibilidades para as fazer.

Com efeito, as papas de carolo ou dos “santos”, com uma grande variedade de ingredientes (carolo, nozes, pinhões, avelãs, amêndoas, passas, ameixas e figos secos para além de outros frutos, calondro [abóbora], açúcar, limão, canela, manteiga e sal) podiam ainda fazer-se acompanhar de rojões ou sardinha assada.

Assim, as papas de abóbora-menina eram ainda consideradas um manjar cerimonial dos «Fiéis». A abóbora aparecia também associada ao culto dos mortos, como manjar fúnebre.

Na verdade, a abóbora, na Bairrada, assumiu, no passado, uma valorização, na alimentação dos animais e num repasto próprio, pelo Natal, sob a forma de bilharacos (uma espécie de mistura entre filhoses e sonhos mas será injusto dizer que são a mesma).

Hoje, as papas de abóbora servidas quentes, com bastante canela, fazem valer-se por si só, pelo que podem ser servidas como sobremesa, mas também ficam incríveis como acompanhamento de uma refeição. Experimentem juntar as papas com peixe grelhado (especialmente sardinha!) e depois digam como correu! Conseguem 'forrar o estômago', aquecer o corpo e nutrir a alma!

Por outro lado, se a nossa alimentação tiver um baixo impacto ambiental e contribuir para a segurança alimentar e nutricional das pessoas, assim como para o seu estado de saúde, tanto no presente como no futuro, estaremos a praticar uma Alimentação Saudável e Sustentável.

Ora, o consumo da abóbora apresenta alguns benefícios para a nossa saúde, que para além da sua composição nutricional rica em fibras, vitaminas e sais minerais, ajuda a proteger os olhos, perder peso, prevenir a diabetes, fortalecer o sistema imunológico, ajuda a prevenir o cancro, combater a prisão de ventre, prevenir a tensão alta, entre outros...

Atualmente, podemos potenciar o consumo deste legume, nas receitas tradicionais, como as papas e em novas utilizações.

Sendo assim, para os agricultores, a cultura da abóbora pode estimular outras práticas agrícolas e promover o desenvolvimento local, bem como a Agricultura Biológica.

Amílcar Costa | 2022

CES

 


Sem comentários:

Enviar um comentário