Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 12 de novembro de 2022

Santoros

 Encontramos, na Bairrada e, em particular, no concelho de Anadia, várias demonstrações de carisma vincadamente popular, ancestral e peculiar.

Esta região, ao longo dos tempos, tem mantido os usos e costumes do seu povo conservando os valores culturais e a índole das suas gentes, da sua riqueza tradicional.

No entanto, muitos dos usos e costumes vão-se diluindo no tempo. Outros, porém, permanecem até ao tempo atual.

É o caso dos “Santoros”, no primeiro dia de novembro, no chamado Dia de Todos os Santos. Este costume típico da Bairrada é outra tradição que tende a desaparecer.

Em Sangalhos, pela manhã, as crianças, em grupos, pedindo de porta em porta, percorriam os lugares da freguesia incentivados pelos seus familiares, amigos e professores que transmitiam e mantinham a tradição.

Assim, “pedir os Santoros,” geralmente, consistia na dádiva de fruta da época marcada pelo outono, em que os frutos secos (castanhas, nozes, avelãs...) e outros (maçãs, romãs...) dos seus quintais ou aidos eram em maior abundância. Por vezes, a oferta variava conforme o desejo dos moradores a quem eram feitos os pedidos.

Por tradição, as crianças de famílias com menos recursos económicos, eram aquelas que praticavam o hábito de “pedir os Santoros”. Mais recentemente, esse costume foi alargado, em geral, a todas as crianças.

Julga-se que o nome de Santoros ou Santórios e o costume são bastante antigos e terão como origem o Dia de Todos os Santos - Sanctorum. Em Sangalhos, desde muito novo, sempre ouvi pronunciar Santoros [ó].  

Em terras Açorianas chamam “Pão por Deus”, cuja designação tem origem no pão bento que era repartido, há muito, muito tempo.

A título de curiosidade, san.to.ro [ó] pode ainda entender-se como sendo um bolo comprido, em formato de tíbia, que se dá em Dia de Todos os Santos ou de Finados.

san.to.ro [ó] - (do Latim Sanctorum, genitivo plural de Sanctus, Santos)

Amílcar Costa | 2022

CES

 


 


Sem comentários:

Enviar um comentário