Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

domingo, 6 de novembro de 2022

Cerimónia de Hastear da Bandeira Verde - Eco-Escolas

 

A cerimónia do hastear da Bandeira verde, no âmbito do Programa Eco Escolas, realizou-se em simultâneo, em 12 escolas do AEA abrangidas pela Bandeira Verde.

Escola Básica e Secundária de Anadia

A nossa escola tem mais uma Bandeira Verde, símbolo do compromisso que assumimos em prol da educação para o desenvolvimento sustentável.

Vamos dar continuidade às atividades que visam a melhoria do desempenho ambiental da escola, contribuindo para a alteração de comportamentos.

EBSA 

Centro Escolar de Sangalhos

No âmbito do Programa Eco Escolas, realizou-se, no Centro Escolar de Sangalhos, hoje, dia 4 de novembro de 2022, a cerimónia “Hastear da Bandeira Verde”, atribuída ao estabelecimento de ensino, pelas boas práticas ecológicas desenvolvidas, no ano letivo anterior. Esta atribuição, pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), resulta do reconhecimento do trabalho realizado pela comunidade do CE de Sangalhos, em prol de um desenvolvimento mais sustentável.

Este momento pretendeu relembrar aos alunos, que trabalharam diversos temas como a água, agricultura biológica, espaços exteriores, energia, biodiversidade, resíduos, entre outros, a importância que o comportamento de cada um de nós tem, na preservação da diversidade e delicadeza dos ecossistemas naturais, à nossa volta.

O hastear da Bandeira Verde sublinha, inequivocamente, o caminho traçado por toda a comunidade educativa, com o objetivo de promover uma postura ativa, indispensável à sustentabilidade ambiental, em contexto educativo, de forma transversal (Educação para a Cidadania: Educação Ambiental//Desenvolvimento Sustentável).

A partir da constituição do Conselho Eco-Escolas, a realização de uma Auditoria Ambiental, o estabelecimento de um Plano de Ação e concretização de pelo menos 2/3 das ações, Trabalho Curricular, Monitorização e Avaliação, a criação de um Eco-Código e o desenvolvimento de Visitas de Estudo podemos enfatizar e conjugar (praticando), por exemplo, os verbos: preservar, tratar, proteger, estimar, reduzir, reutilizar, reciclar, repensar, reaproveitar e recuperar.

Obrigado a todos os que participaram de forma ativa para a obtenção desta distinção.

Parabéns a todos pelo trabalho desenvolvido!

Amílcar Costa, Prof. CESangalhos

Centro Escolar de Paredes do Bairro

No dia 4 de novembro, foi hasteada a Bandeira Verde, atribuída ao nosso Centro Escolar pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Este galardão, reconhece todo o trabalho desenvolvido por este Estabelecimento de Ensino no ano 2021/2022, de forma a tornar o nosso Planeta mais sustentável, uma vez que as preocupações ecológicas e algumas das ameaças que o planeta enfrenta atualmente, demonstram toda a importância que exista uma sensibilização para a educação ambiental, capaz de alertar toda a comunidade escolar para os problemas do meio ambiente.

CEPB

 






1 comentário: