Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 8 de novembro de 2022

II Mostra de Frutos Secos

O consumo de Frutos Secos, também designados oleaginosos, traz vários benefícios para a saúde.

Na verdade, os Frutos Secos são ricos em gorduras boas e recebem esse nome devido ao fato de conterem pouca água, na sua composição. Estes apresentam, por exemplo, um elevado teor em fibras, proteínas, vitaminas, minerais, cálcio, fósforo e potássio, magnésio e zinco.

Assim, para além do seu excelente sabor e da versatilidade de combinarem na perfeição com variadas refeições, seja pequeno-almoço, lanche ou jantar, podemos consumi-los, em família ou com amigos, como puro e honesto símbolo de convívio e partilha.

Com efeito, o seu consumo regular pode trazer diversos benefícios para a saúde, pois favorecem a perda de peso, melhoram os níveis de colesterol, fortalecem o sistema imunológico, melhoram o trânsito intestinal, previnem o desenvolvimento de doenças crónicas, dão mais energia, estimulam a massa muscular, atuam como anti-inflamatório, cuidam da saúde do cérebro e do cabelo favorecendo o seu crescimento.

No entanto, a única desvantagem dos frutos secos é o facto de serem muito ricos em calorias. É, assim, conveniente contenção no seu consumo, não ultrapassando o consumo de 30 gramas por dia.

Sendo assim, se a nossa alimentação tiver um baixo impacto ambiental e contribuir para a segurança alimentar e nutricional das pessoas, assim como para o seu estado de saúde, tanto no presente como no futuro, estaremos a praticar uma Alimentação Saudável e Sustentável.

Finalmente, pretende-se que os alunos do Centro Escolar de Sangalhos, independentemente de gostarem ou não, e consumirem ou não os frutos secos, adquiram conhecimentos sobre a sua composição química e os seus efeitos benéficos, com a realização da II Mostra de Frutos Secos.

Amílcar Costa | 2022

CES

 


Sem comentários:

Enviar um comentário