Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Aulas à distância

Neste último dia de aulas, atípico, como tudo o que se tem vivido nos últimos tempos, deixamos um texto de uma aluna do 9.º ano do nosso Agrupamento, mais especificamente da Escola Básica de Vilarinho do Bairro.

Bom dia, hoje vou dar a minha opinião sobre o Ensino em casa.

Como sabem nestes últimos 3 meses, nós alunos e professores, tivemos aulas à distância. Apoiámo-nos em diversas plataformas educativas, como por exemplo o Edmodo e o Google Classroom. Tivemos aulas síncronas e assíncronas com os nossos professores e até aulas na televisão, isto é, a telescola. Foi um grande salto, visto que implementámos um método de ensino completamente diferente daquele a que estávamos habituados. Com estas alterações desenvolveram-se opiniões. Hoje vou partilhar a minha.

 No início deste 3.º Período foi-me muito difícil acompanhar o ritmo das aulas síncronas e assíncronas, conjugadas ainda com aulas na televisão. Eu acho que se devia ter optado apenas por um desses métodos, pois é quase impossível realizar, ao mesmo tempo, todos os trabalhos propostos na telescola e todos os trabalhos propostos pelos nossos professores. Tornei-me assim uma escrava do email e do meu próprio computador, estando online dia e noite.

 Falando agora especificamente sobre as aulas síncronas e assíncronas, achei que o tempo dado para as atividades ou era demasiado curto ou demasiado longo e as atividades e as suas correções eram propostas fora do horário. Mas nem tudo foram aspetos negativos, nestas aulas pudemos aprender ao nosso próprio ritmo, algo que valorizo muito.

 Na minha opinião a telescola foi útil, mas a falta de coordenação com as matérias dadas pelos professores tornou-a confusa, visto que, era como se estivéssemos a estudar as disciplinas duas vezes.

 Em geral o ensino em casa apresenta vantagens, como por exemplo o aumento da responsabilidade e a autodisciplina dos alunos e a possibilidade de aprendermos onde quisermos, e desvantagens como a falta de competitividade entre alunos e a falta de contacto com pessoas.

 Neste período consegui realizar todos os trabalhos propostos, no entanto, achei complicado o bom aproveitamento do tempo disponível. Com muito empenho e trabalho superei essas dificuldades.

 Gostava de conseguir agradecer a todos as pessoas envolvidos neste enorme desafio que foi o ensino em casa, em especial aos meus professores que foram incansáveis e fizeram de tudo para que nós estudantes conseguíssemos aprender o máximo possível e da melhor maneira possível.

 Eu concluo que apesar das inúmeras vantagens do ensino em casa, eu não me identifico e não recomendo este tipo de ensino. Prefiro ir a aulas presenciais numa escola física mesmo que esta esteja muito desatualizada.

Espero que tenham gostado da minha apresentação.

Beijinhos, até à próxima.

Ana Fadiga, 9.º B, EBVB



Sem comentários:

Enviar um comentário