Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 2 de junho de 2020

Aos profissionais da Educação


Num tempo em que se enaltecem comportamentos, é da mais elementar justiça dar visibilidade ao desempenho dos profissionais da Educação, extensiva aos alunos e respetivas famílias.
A sociedade não terá, eventualmente, a real perspetiva do trabalho que subjaz à preparação de uma “simples” aula: um recurso, por exemplo, um PowerPoint, que se visiona em dez minutos, levou horas a ser concluído. A preparação das atividades realizadas nas aulas, supõe dias de trabalho invisível.
Neste novo contexto, em que tudo foi redimensionado, sem tempo para se proceder aos convenientes ajustes, foi notável a resposta pronta, que obrigou a um trabalho incomensurável: reformular aulas, utilizar tecnologias diferentes, chegar aos alunos, mudar a perspetiva pedagógica, adaptar a novos horários, compor as planificações, adequar a avaliação… tarefas que, passando despercebidas, são essenciais para o sucesso das atividades: aulas síncronas, aulas assíncronas, reuniões periódicas dos conselhos de turma, tempo para esclarecer dúvidas, compatibilização de horários…empreitada hercúlea!
Pensou-se que se iria concluir o ano letivo desta forma. Mas não! Eis que surgem as aulas presenciais, que têm de ser compaginadas com as aulas síncronas e assíncronas e as reuniões, e tudo o resto. Há que, outra vez, fazer horários. Na preocupação da coincidência dos tempos, do devido desfasamento para, o mesmo docente, dar aulas presenciais e estar disponível para as outras aulas síncronas e assíncronas e esclarecer dúvidas e ter reuniões com os colegas…
As aulas terminam a 26 de junho. Depois temos os exames e as Provas de Equivalência. E as consequentes correções (primeira fase). Repete-se tudo na segunda fase. E, ao que parece, as aulas recomeçam em setembro!
Os receios, transversais aos docentes, funcionários, alunos e encarregados de educação, são reais – todos estamos expostos, embora os procedimentos conducentes à segurança sejam uma preocupação diária.
Um agradecimento às famílias, aos alunos, aos funcionários, aos docentes que têm patenteado uma resiliência extraordinária!
A importância da Educação ficou bem expressa, para quem dela duvidava.
Do trabalho fantástico que, na justa medida de cada um, se fez no nosso Agrupamento, dizemos, com orgulho: SOMOS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANADIA!

Sem comentários:

Enviar um comentário