Num tempo em que se enaltecem
comportamentos, é da mais elementar justiça dar visibilidade ao desempenho dos
profissionais da Educação, extensiva aos alunos e respetivas famílias.
A sociedade não terá, eventualmente,
a real perspetiva do trabalho que subjaz à preparação de uma “simples” aula: um
recurso, por exemplo, um PowerPoint, que se visiona em dez minutos, levou horas
a ser concluído. A preparação das atividades realizadas nas aulas, supõe dias
de trabalho invisível.
Neste novo contexto, em que tudo foi
redimensionado, sem tempo para se proceder aos convenientes ajustes, foi
notável a resposta pronta, que obrigou a um trabalho incomensurável: reformular
aulas, utilizar tecnologias diferentes, chegar aos alunos, mudar a perspetiva
pedagógica, adaptar a novos horários, compor as planificações, adequar a
avaliação… tarefas que, passando despercebidas, são essenciais para o sucesso
das atividades: aulas síncronas, aulas assíncronas, reuniões periódicas dos
conselhos de turma, tempo para esclarecer dúvidas, compatibilização de
horários…empreitada hercúlea!
Pensou-se que se iria concluir o ano
letivo desta forma. Mas não! Eis que surgem as aulas presenciais, que têm de
ser compaginadas com as aulas síncronas e assíncronas e as reuniões, e tudo o
resto. Há que, outra vez, fazer horários. Na preocupação da coincidência dos
tempos, do devido desfasamento para, o mesmo docente, dar aulas presenciais e
estar disponível para as outras aulas síncronas e assíncronas e esclarecer
dúvidas e ter reuniões com os colegas…
As aulas terminam a 26 de junho.
Depois temos os exames e as Provas de Equivalência. E as consequentes correções
(primeira fase). Repete-se tudo na segunda fase. E, ao que parece, as aulas
recomeçam em setembro!
Os receios, transversais aos
docentes, funcionários, alunos e encarregados de educação, são reais – todos
estamos expostos, embora os procedimentos conducentes à segurança sejam uma
preocupação diária.
Um agradecimento às famílias, aos
alunos, aos funcionários, aos docentes que têm patenteado uma resiliência
extraordinária!
A importância da Educação ficou bem
expressa, para quem dela duvidava.
Do trabalho fantástico que, na justa
medida de cada um, se fez no nosso Agrupamento, dizemos, com orgulho: SOMOS
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANADIA!
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