Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 16 de junho de 2020

A Visita de um Pica-pau


      Os desafios são, na EB1 de Vila Nova de Monsarros, uma prática comum e o recurso a atividades inovadoras, conduzem os alunos à descoberta e à construção da sua aprendizagem através da pesquisa e de práticas de observação in loco. Há muitas formas de aprender, esta ficará, sem dúvida, eternamente na memória destes aprendentes.
      Era ainda inverno quando o pica-pau apareceu no recreio da EB1 de Vila Nova de Monsarros. À semelhança de outras vezes, não se deixou fugir a oportunidade e foi lançado o desafio aos alunos. E, assim, surgiu este magnífico filme sobreA Visita de Um Pica-pau”.
      Este desafio levou os 5 alunos do 1.º ano e os 10 do 3.º ano, da EB1 de Vila Nova de Monsarros, a encetarem uma caminhada pelos meandros da investigação e das filmagens. Foram horas, dias, semanas e chegou aos dois meses, de filmagens.
      A alegria do regresso do pica-pau e o “toc, toc, toc” do seu bico ao perfurar a casca da árvore, superava a sua, por vezes, longa ausência.
      A observação direta era complementada com pesquisas bibliográficas, no sentido de identificar a espécie. Foi, deste modo, que o trabalho foi sendo edificado. Quando tudo parecia bem encaminhado, surgiu a pandemia e o confinamento. Porém, a Covid-19 não impediu a produção deste extraordinário vídeo. O aprofundar da investigação e a construção de textos e trabalhos de expressão plástica, sobre o pica-pau, mesmo à distância, permitiu que o trabalho continuasse. A preciosa ajuda dos pais dos meninos, sempre prontos a participar, permitiu a gravação da voz-off de quase todos os alunos.
      Parabéns a todos pelo trabalho realizado!
Graça Matos, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário