Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Um dia no campo

Certo dia, o meu avô prometeu-me que iríamos fazer um passeio no campo, banhado pelo rio Cértima.

Apesar das minhas múltiplas insistências o passeio prometido tardava em realizar-se.

No fim do dia, tinha eu chegado da escola e eis que ouço a sua voz doce a chamar-me:

- Catarina, Catarina! Amanhã vamos dar o passeio prometido.

- Que alegria meu querido avô! Posso levar a minha máquina fotográfica para registar tudo o que é mais importante ver?

- Sim, mas tem atenção ao peso da tua mochila!

- Está descansado.

Nesse momento apareceu, vinda do aido, a minha avó Júlia, que ficou curiosa com a conversa que eu estava a ter com o marido e inquiriu:

-Também posso saber o que estão a combinar?

- São coisas nossas, mas que tu também podes saber e até ajudar-nos. Estamos a planear fazer um passeio, mas falta preparar o lanche atendendo a que vai demorar umas boas horas – indiquei-lhe eu.

- Deixem isso comigo e prometo-vos que não passarão fome. Quero que disfrutem desse dia ao máximo.

- Isso é que é falar mulher! - respondeu com felicidade o meu avô.

A avó Júlia respondeu que tinha muito a fazer em casa e lá se foi para realizar as lides domésticas.

- Então, a que horas partimos amanhã? - perguntei ansiosa.

- Como os dias já são maiores, talvez devêssemos sair mais ao menos às 8:00 horas.

Mal dormi toda a noite, tal era a ansiedade que tinha em percorrer aquela vasta planície e o rio Cértima, que só conhecia de longe quando vislumbrava a água do rio a transbordar e as margens a espraiar-se pelos campos vizinhos, formando um grande lago. Era a época das cheias diziam os agricultores.

No dia seguinte acordei às 7:00 horas da manhã, tomei o pequeno almoço e dirigi-me logo para casa do organizador do passeio, que também já estava preparado e que sorriu quando me aproximei. Vestia um fato de treino azul confortável, umas sapatilhas da mesma tonalidade e um boné. Coloquei na mochila o delicioso repasto que a minha avó tinha preparado com tanto carinho.

- Então senhor Guia, para onde vamos? – disse eu a brincar e pular.

- Já vais ver, vamos começar esta aventura!

Começámos a descer um caminho térreo, muito inclinado que nos levou até um caminho onde passavam os carros puxados por corpulentos bois.

Percorremos algumas dezenas de metros quando, de repente, dei um grito de medo, pois um animal que eu nunca tinha visto pulou à minha frente. Era uma rã, um anfíbio inofensivo.

Tirei da minha mochila a máquina fotográfica e registei a imagem dessa rã que, entretanto, tinha saltado para cima de uma pequena pedra.

Entretanto lá continuámos a nossa viagem que ficará na memória de ambos. Deixámos o caminho principal e embrenhamo-nos num estreito carreiro que nos levou até a umas casas velhas construídas junto ao rio.

- O que é isto avô? - perguntei eu.

- É um moinho que reduz o grão de milho, trigo, centeio ou outros cereais em farinha.

- Conta-me como isso se faz!

- Eu gostaria que fosse o dono do moinho a contar! Espera aqui que eu vou ver se ele está em casa pois, gostava que fosse ele a mostrar-te e a explicar-te como se transforma o cereal em farinha.

Logo de seguida, apareceu o avô com um homem de idade avançada, cabelo grisalho e bem aprumado que vestia umas calças cinzentas e um casaco castanho todo enfarinhado e com ar muito simpático.

- Eu sou o Malgas, mais conhecido por moleiro. Trabalho desde sempre com a minha mulher Maria Moleira – apresentou-se o senhor.

O Malgas disse-nos que iria mostrar o moinho, mas que devíamos ter muita atenção quando colocávamos os pés no estrado do mesmo pois já era muito antigo. Foi para mim uma grande surpresa saber como funcionava este meio tão ancestral movido a água.

As empenas, onde as águas do rio batem, fazem mover um eixo onde, mais acima, estão as pedras de moer, uma fixa e a outra fortemente ligada ao eixo que a água faz rodar. Segundo as explicações do Malgas, o cereal a moer é colocado numa caixa colocada num plano superior ao das pedras que estão muito pouco afastadas. O milho vai caindo para uma fenda e fica a ser esmagado pelas pedras de moer, assemelhando-se a um milagre que transforma o grão do cereal em farinha.

Vi tudo o que quis, mexi no milho e no trigo, meti as mãos na farinha e só compreendi o meu verdadeiro “estado” quando o Malgas me chamou Moleira. Estava completamente enfarinhada, maravilhada com tal atividade.

Como recompensa trouxe um saco com farinha de milho que ajudei a moer para confecionar uma broa no forno a lenha.

Deixámos para trás o ruído do moinho e seguimos por um pequeno carreiro que passava junto ao leito do rio. Vi peixes, uns maiores que outros, muito pequenos que disputavam as migalhas de pão que eu lançava à água, migalhas que haviam crescido do almoço que comemos com voracidade.

Aventurei-me, depois de me descalçar e entrei na água fria do rio, sob a atenção e proteção do meu avô. Pulei de pedra em pedra na esperança de agarrar um dos peixes que nadavam em seu redor, mas nem um consegui agarrar, que desilusão.

- Avô! Avô! Que peixe é aquele que ali anda?

- Não te assustes! É uma cobra da água.

O meu avô foi-me buscar ao meio do rio porque eu fiquei apavorada. Assim que se aproximou a cobra deslocou-se de forma tão veloz que nem me apercebi do seu afastamento. Lembrei-me de imediato do que aprendi sobre este réptil, ovíparo, um animal vertebrado com o corpo coberto de escamas e que me repugna.

De novo no caminho ainda podíamos ir visitar o Cabeço da Mama, um local idílico da região, mas declinei esta visita pois sentia-me exausta. Parámos, sentámo-nos numas pedras a descansar e a ouvir o chilrear dos pássaros que sobrevoavam pelo local. Estava na altura de regressarmos a casa e de finalmente poder partilhar todos os momentos vividos com a restante família.

Foi um dia maravilhoso e memorável, que nunca mais irei esquecer e do qual resulta um enorme sentimento de agradecimento ao meu avô, por me ter permitido vivenciar experiências tão enriquecedoras que irão fazer com que me torne um ser humano mais completo.

Catarina Moreira Maia Novo | Centro Escolar de Sangalhos

                                                                       

 

Sem comentários:

Enviar um comentário