Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

A discriminação

Era uma vez um passarinho que era discriminado por todos os outros que viviam no jardim da Raquel.

Este passarinho era uma bela alvéola com maravilhosas penas brancas e pretas.

Sempre que a alvéola cantava, os animais do jardim ficavam de boca aberta e não era de fome, era de admiração!

A tartaruga Matilde assistia a tudo com a sua velha amiga lagartixa, enquanto esperavam para ouvir o belo chilrear da alvéola.

Todos os dias, a menina que vivia naquela casa colocava as migalhas na rua para observar a reação dos passarinhos. A alvéola ia de fininho para comer sem que a incomodassem, mas logo depois aparecia um bando de pardais que a espantava.

Com fome, a alvéola ia para o seu ninho desiludida.

Um belo dia, a dona de casa foi à oliveira pendurar um comedouro que a sua filha fez para um trabalho da escola.

A lagartixa e a tartaruga viram, foram ter ao ninho da alvéola e disseram:

 – Oh, que bonito! A dona de casa pendurou ali um comedouro. Tu vais comer a comida do comedouro enquanto eu e a tartaruga ficamos de vigia para os pardais não te espantarem.

Na manhã seguinte, quando gato do vizinho apareceu e viu um bando de pardais, pensou logo: “Humm, aqui está um belo almoço.”

Entretanto, o gato saltou para cima dos pardais e comeu-os todos de uma só dentada, mas houve um que escapou.

Muito assustado, pediu rapidamente à lagartixa e à tartaruga para falarem com a alvéola.

A tartaruga e a lagartixa, de vigia ao comedouro, disseram:

- Aqui está a bela e encantadora alvéola!

O pardal, assustado, contou o sucedido e pediu:

 – Alvéola, podes cantar a tua melodia de encantar para ajudar a salvar os meus amigos?

A alvéola disse:

 - Está bem, eu posso, mas com uma condição.

- Qual é? - Perguntou o pardal.

- Na condição de me dizeres por que não me deixas comer convosco.

O pardal ficou muito envergonhado porque sabia que não tinha boas atitudes quando fazia isso!

Então, puseram o plano em ação.

A lagartixa fez cócegas ao gato, a tartaruga Matilde passou uma rasteira e a alvéola cantou.

O gato, surpreso, abriu a boca de espanto e admiração. O bando incompleto saiu da barriga do gato, que fugiu assustado.

Quando o bando agradeceu ao pássaro que escapou, ele respondeu:

 - Na verdade, quem vos salvou foram a tartaruga, a lagartixa e a alvéola.

A alvéola disse:

 - Pardal, eu já cumpri a minha parte, agora é a tua vez de dizeres por que não gostas de mim.

O pardal respondeu:

 - Eu tenho inveja de te ouvir cantar. Já tentei ser tão bom como tu, mas não consegui…

A alvéola retorquiu, admirada:

- Se quiseres, eu posso ensinar-te a ti e ao teu bando a cantar como eu.

Assim, a partir daquele dia, andavam o bando e a alvéola a cantar pelos céus fora e a comer no jardim, enquanto a tartaruga e a lagartixa apanhavam banhos de sol, ao som da melodia dos novos amigos.

Raquel Veríssimo dos Santos, 3.º ano | EB1 de Vila Nova de Monsarros

Parabéns, Raquel, pelo 1.º lugar alcançado!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário