Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 25 de setembro de 2021

O dom da princesa

Há muito tempo atrás, havia um rei e uma rainha que tiveram uma bonita princesa, a quem deram o nome de Sofia.

O rei e a rainha convidaram uma fada para dar um dom especial à princesa Sofia.

A fada aceitou o convite e apareceu no castelo. Ela conheceu a princesa e ficou encantada com a sua beleza. O seu cabelo loiro, olhos azuis, lábios rosados e perfeitos faziam dela a princesa mais bela que a fada já tinha visto.

-Com uma beleza assim, todos se devem curvar perante a princesa Sofia - disse a fada.

E foi assim que a fada escolheu o dom para dar à princesa:

-Fadai, fadai, este dom vai ser muito especial! Quando andares pelas ruas do palácio, toda a gente vai olhar para ti e vai curvar-se perante a tua beleza.

A rainha, ao ouvir o dom dado à sua princesa, sorriu.

O tempo foi passando, a princesa foi crescendo e a sua beleza também ia aumentando. Ela gostava de brincar nos jardins do palácio, mas brincava sozinha, porque não tinha ninguém para lhe fazer companhia. Apenas a mãe brincava com ela.

Os empregados do palácio curvavam-se sempre que ela passava. E eram as únicas pessoas que ela via, para além dos seus pais.

Ela gostava muito de poder sair do palácio e descobrir outras coisas, principalmente conhecer alguém que tivesse a sua idade.

Um dia, quando já tinha seis anos, finalmente saiu à rua com a sua mãe, a rainha. Conforme ela ia andando toda a gente se curvava perante ela.

Ela ficou admirada porque todos se curvavam quando ela passava.

-Mãe, porque é que todos se curvam perante mim? – perguntou a princesa Sofia.

-Foi o dom que a fada te deu quando tu nasceste. – respondeu a mãe.

A princesa estava muito feliz por toda a gente a conhecer e se curvar perante ela.

A partir daí, a princesa pediu à mãe para sair mais vezes do palácio. Ela gostava de ver o que as pessoas faziam, ver outras crianças como ela. Gostava de poder falar com elas, mas sempre que se aproximava, todos se curvavam, grandes e pequenos.

A princesa às vezes ficava um pouco cansada de ter este dom, porque não conseguia falar com ninguém, nem arranjar nenhuma amiga que era o seu maior desejo.

Um dia em que andava a passear pelas ruas do reino, reparou numa menina pobre que não se curvou.

A princesa chegou até ela e perguntou:

-O que se passa? Por que não te curvaste?

- Eu sou nova aqui e o feitiço de todos os habitantes do reino se curvarem perante ti não foi lançado em mim. Na verdade, eu só vim… eu só vim buscar comida para a minha aldeia. – respondeu a menina num tom tímido e triste.

-A sério? Não te preocupes, eu vou pedir ao meu pai, o rei, para vocês virem morar para o nosso reino e assim poderem ter comida e não passar mais fome. Como te chamas? - perguntou a princesa.

- Chamo-me Camila. – respondeu a menina.

- Camila, queres ser minha amiga? – perguntou a princesa.

- Claro, adoraria! – respondeu a Camila.

Uns meses se passaram e a Princesa Sofia e a Camila ficaram muito amigas, as melhores amigas.

Antes de encontrar a Camila, a princesa estava cada vez mais triste, mas depois voltou a sorrir e a ficar muito mais feliz.

A Camila brincava agora nos jardins do palácio com a princesa Sofia, era muito melhor do que brincar sozinha.

A família da Camila, que agora morava neste reino, nunca mais passou fome e também ficaram amigos do rei e da rainha, pois os reis que viram a sua princesa tão feliz quiseram conhecer a sua família

A princesa Sofia não se tinha esquecido do seu dom e foi visitar a fada que lho tinha dado. Quando a viu, disse-lhe:

- Obrigada por me teres dado este dom! Graças a este dom fiz uma amizade incrível!

- Fico muito contente por ti, princesa. Agora ainda estás mais bonita e ter uma amiga faz-nos mais bonitas e felizes. - disse a fada.

- Sabes, agora eu não preciso mais deste dom, porque já tenho tudo o que quero. Quando quiseres, podes vir ao palácio conhecer a minha amiga. - Convidou a princesa Sofia.

-Obrigada, eu irei. – respondeu a fada.

Todos os dias a princesa Sofia brincava com a sua amiga Camila, falavam e riam muito, eram as melhores amigas.

Quando passeavam pelas ruas do reino a princesa Sofia dizia às pessoas que já não era preciso curvarem-se perante ela, mas, podiam curvar-se perante a sua amiga Camila porque ela lhe ensinara muitas coisas, por exemplo, a ser feliz e a respeitar todas as pessoas.

A princesa Sofia era agora muito mais feliz. Realizara o seu maior sonho:  ter uma amiga!

Cloe Rodrigues, 4.º B | Centro Escolar Arcos

Sem comentários:

Enviar um comentário