Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

domingo, 21 de agosto de 2016

Textos Concurso Ler e Aprender



O concurso Escolar Ler & Aprender 2016, promovido pela Biblioteca Municipal de Anadia teve, como já noticiámos anteriormente, a participação dos alunos do nosso Agrupamento, desde o 1.º ciclo ao ensino secundário. Foram vários os alunos premiados. Contudo, o nosso jornal irá dar visibilidade a todos os textos escritos pelos nossos alunos, fazendo referência, como não poderia deixar de ser, aos alunos que obtiveram os lugares cimeiros.
A ordem de apresentação é por ciclo de ensino e por género, primeiro os textos do género narrativo, seguidos do género lírico. Iniciamos com o 1º Ciclo e terminamos com o ensino secundário. No fim de cada ciclo serão publicados os textos classificados respetivamente em 2.º e 1.º lugares.
O Ciclista expressa a todos os concorrentes os parabéns pelos textos escritos, em particular e mais uma vez aos grandes vencedores Gabriela Soares, Gabriela Silva, Miguel Carvalho, Guilherme Ferreira, Mariana Pereira Moniz, Margarida Costa Pereira, Sofia de Matos Pedrosa e Pedro Ismael da Rocha Costa.

Iniciámos com a publicação do texto narrativo classificado em 2.º lugar (Menção honrosa), do 1.º Ciclo.
Parabéns, Gabriela Soares pelo teu bonito texto.
Graça Matos, O Ciclista


O Passarinho Lindo!
Era uma vez um passarinho chamado João e tinha umas asas grandes e coloridas. Ele gostava de voar sobre os campos de flores e sentia-se feliz com a brisa fresca, que lhe acariciava o rosto. Um dia enquanto voava ouviu um sussurro. Era uma pequena flor amarela, que lhe pedia que a escutasse. O passarinho João deteve o seu voo e falou com a pequena flor:
-Olá florzinha linda! Que se passa contigo, pareces um pouco triste!
-Olá passarinho, é verdade que estou um pouco triste. Gostava tanto de poder voar como tu, ver o mundo inteiro desde cima como tu o vês! - suspirou a florzinha.
-Queria sair deste sítio onde ninguém gosta de mim!
- Como é que ninguém gosta de ti, se tu és a flor mais bonita que algum dia vi!
-Mas é verdade, não vês a minha cor?! Todas as minhas amigas nasceram cor-de-rosa e eu sou a única amarela, vês?
-Sim, realmente é verdade, mas eu gosto mais de amarelo do que cor-de-rosa, sabes!
-HI,HI,HI-riu-se a florzinha um pouco corada - Só me estás a dizer isso para me alegrar.
-Sim, também. Mas é a verdade, e para te demonstrar vou-te dar uma coisa que queres muito.
- O que é? Vais-me tirar daqui?
- Sim vou-te levar comigo para te mostrar o mundo desde cima.
- Oh! Serei a flor mais feliz do mundo!
- E tu o passarinho mais lindo do mundo. Obrigado meu amigo!
E assim partiram os dois amigos para ver o mundo desde cá de cima, como a flor tanto queria…
Gabriela Soares, 4.º A, Centro Escolar de Arcos

Sem comentários:

Enviar um comentário