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sábado, 5 de dezembro de 2015

Projeto Ler+ jovem



Faz hoje 30 anos que foi instituído o Dia Internacional do Voluntariado. A melhor forma de celebrarmos este dia é, sem dúvida, através da apresentação de um projeto que vamos dinamizar e que é de louvar, por diversos motivos.

 
A Escola Básica e Secundária de Anadia é uma das dez escolas que a nível nacional vai desenvolver o projeto Ler+ jovem no biénio 2015/2017. Este projecto desafia as escolas a procurarem estratégias que (re)aproximem os jovens do ensino secundário da leitura e ajudem o público adulto a descobrir o prazer de ler. Na seleção de projetos apresentados foi, como é, evidente, tida em conta a qualidade geral do projeto, o envolvimento com as Bibliotecas Municipais e outras entidades locais e o seu potencial impacto na comunidade.
Entrelaçar: a leitura como caminho para a afetividade é o nosso projeto e pretende promover a leitura através do envolvimento dos alunos do 10.º ano, da Escola Básica e Secundária de Anadia (EBSA) e a população sénior do concelho.
Aliando os seus dois grandes vetores, a valorização do saber de experiência feito do idoso e a dignificação do seu inestimável contributo para a sociedade, sobretudo na formação dos mais jovens, este projeto de leitura pretende envolver também os alunos na sua consecução, ao mesmo tempo que procura reaproximar os mais jovens da leitura e proporcionar aos mais idosos a (re) descoberta do prazer de ler.
  Partindo do atual Projeto de Leitura previsto no Programa e Metas Curriculares de Português - Ensino Secundário, os alunos serão convidados a partilhar as suas leituras, a promover jogos de escrita e de leitura, ao mesmo tempo que tentam fomentar outras competências, nomeadamente digitais, junto dos idosos.
Deste modo, o projeto tem como objetivos:
·         Valorizar a memória imaterial dos idosos e o seu contributo para o conhecimento e promoção da identidade local.
·         Criar contextos para que os alunos participem, de forma ativa, em diferentes atividades no âmbito da promoção e animação da leitura.
·         Consciencializar os jovens da necessidade do cuidado com o outro e a importância de se construir um mundo mais justo, fraterno e solidário


Os alunos envolvidos são os do 10.º Ano das turmas A, C, D, E e F. Quanto ao público alvo adulto terá a sua ação em aposentados e residentes dos lares da Santa Casa da Misericórdia, Hotel Sénior da Cúria, Clínica Belo Horizonte e nas IPSS do concelho, bem como alguns idosos a viver sozinhos no concelho.
As ações a desenvolver pelo grupo são a:

-         Partilha de histórias em lares, hospitais ou aldeias só com idosos ou outros…
-         Gravação de audiolivros.
-         Gravação de histórias em sequências fílmicas.
-         Partilha dos audiolivros pelas bibliotecas municipais da CIRA.
-         Ou outras sugestões que venham a ser dadas e consideradas relevantes.




Ao longo deste ano letivo será desenvolvida a primeira parte do projeto que consta da seguinte agenda:
1.    Apresentação e divulgação do projeto – novembro/ dezembro 2015.
2.    Reunião com as entidades em parceria - dezembro 2015.
3.    Distribuição de tarefas entre os elementos do grupo – 1.º Período
4.    Seleção de algumas histórias para gravação – 1.º Período
5.    Visita de estudo a locais dos percursos literários das obras de Educação Literária – 10.º ano (2.º período)
6.    Gravação dos audiolivros- 2º Período
7.    Partilha de leituras. Visitas periódicas por algumas equipas às instituições referenciadas – 2.º e 3.º períodos.
8.    Avaliação do trabalho efetuado 3.º Período.
9.    Momento de convívio na biblioteca da escola sede do Agrupamento com “Leituras intergeracionais” no pátio da biblioteca com os séniores convidados - Final do ano.
Os recursos a utilizar, para além dos humanos já referenciados, serão os equipamentos como computadores/ tablets, gravador e micro, máquina, bem como obras constantes das metas – projeto de leitura do 10.ºano.


A apresentação do projeto aos alunos decorreu na 4.ª feira (dia 2 de dezembro), na sala nobre da nossa Biblioteca e, embora já tivéssemos algumas luzes do projeto, ficámos fascinados com a extensão que o mesmo poderia comportar. Nesta reunião estiveram presentes nuns casos apenas os representantes de algumas turmas e noutras a totalidade da turma.
A coordenação geral do projeto a nível do Agrupamento está a cargo da Dra. Manuela Monteiro, Professora Bibliotecária da Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária de Anadia e que será também o elemento privilegiado de contacto com o PNL. Para além desta professora, estão a colaborar no projeto a Dra. Ana Paula Allen e Dra. Isabel Santos.
Adriana Matos, O Ciclista

Nota:
O Ciclista em entrevista à Dra. Manuela Monteiro, 5ª feira, dia 17 de dezembro, entre as 11 horas e as 12 horas. Sintonize a Rádio Província 100.8  e esteja atento à rubrica “Vamos à Escola” em “O Ciclista: a voz do Agrupamento de Escolas de Anadia”.

 

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