Faz hoje 30 anos que foi instituído o Dia Internacional do Voluntariado. A
melhor forma de celebrarmos este dia é, sem dúvida, através da apresentação de
um projeto que vamos dinamizar e que é de louvar, por diversos motivos.
A Escola Básica e Secundária de Anadia é uma das dez escolas que a nível
nacional vai desenvolver o projeto Ler+ jovem no biénio 2015/2017. Este
projecto desafia as escolas a procurarem estratégias que (re)aproximem os
jovens do ensino secundário da leitura e ajudem o público adulto a descobrir o
prazer de ler. Na seleção de projetos apresentados foi, como é, evidente, tida
em conta a qualidade geral do projeto, o envolvimento com as Bibliotecas
Municipais e outras entidades locais e o seu potencial impacto na comunidade.
Entrelaçar: a leitura como caminho para a afetividade é o nosso projeto e pretende promover a leitura através
do envolvimento dos alunos do 10.º ano, da Escola Básica e Secundária de Anadia
(EBSA) e a população sénior do concelho.
Aliando os seus dois grandes vetores, a valorização do saber de experiência
feito do idoso e a dignificação do seu inestimável contributo para a sociedade,
sobretudo na formação dos mais jovens, este projeto de leitura pretende envolver
também os alunos na sua consecução, ao mesmo tempo que procura reaproximar os
mais jovens da leitura e proporcionar aos mais idosos a (re) descoberta do
prazer de ler.
Partindo do atual Projeto de Leitura
previsto no Programa e Metas Curriculares de Português - Ensino Secundário, os
alunos serão convidados a partilhar as suas leituras, a promover jogos de
escrita e de leitura, ao mesmo tempo que tentam fomentar outras competências,
nomeadamente digitais, junto dos idosos.
Deste modo, o projeto tem como objetivos:
·
Valorizar a memória
imaterial dos idosos e o seu contributo para o conhecimento e promoção da
identidade local.
·
Criar contextos para
que os alunos participem, de forma ativa, em diferentes atividades no âmbito da
promoção e animação da leitura.
·
Consciencializar os
jovens da necessidade do cuidado com o outro e a importância de se construir um mundo mais justo, fraterno e
solidário.
Os alunos envolvidos são os do 10.º Ano das turmas A, C, D, E e F. Quanto
ao público alvo adulto terá a sua ação em aposentados e residentes dos lares da
Santa Casa da Misericórdia, Hotel Sénior da Cúria, Clínica Belo Horizonte e nas
IPSS do concelho, bem como alguns idosos a viver sozinhos no concelho.
As ações a desenvolver pelo grupo são a:
-
Partilha de histórias
em lares, hospitais ou aldeias só com idosos ou outros…
-
Gravação de
audiolivros.
-
Gravação de histórias
em sequências fílmicas.
-
Partilha dos audiolivros
pelas bibliotecas municipais da CIRA.
-
Ou outras sugestões
que venham a ser dadas e consideradas relevantes.
Ao longo deste ano letivo será desenvolvida a primeira parte do projeto que
consta da seguinte agenda:
1.
Apresentação e
divulgação do projeto – novembro/ dezembro 2015.
2.
Reunião com as
entidades em parceria - dezembro 2015.
3.
Distribuição de
tarefas entre os elementos do grupo – 1.º Período
4.
Seleção de algumas
histórias para gravação – 1.º Período
5.
Visita de estudo a
locais dos percursos literários das obras de Educação Literária – 10.º ano (2.º
período)
6.
Gravação dos
audiolivros- 2º Período
7.
Partilha de leituras. Visitas periódicas por algumas equipas
às instituições referenciadas – 2.º e 3.º períodos.
8.
Avaliação do trabalho
efetuado 3.º Período.
9.
Momento de convívio
na biblioteca da escola sede do Agrupamento com “Leituras intergeracionais” no
pátio da biblioteca com os séniores convidados - Final do ano.
Os recursos a utilizar, para além dos humanos já referenciados, serão os equipamentos
como computadores/ tablets, gravador e micro, máquina, bem como obras
constantes das metas – projeto de leitura do 10.ºano.
A apresentação do projeto aos alunos decorreu na 4.ª feira (dia 2
de dezembro), na sala nobre da nossa Biblioteca e, embora já tivéssemos algumas
luzes do projeto, ficámos fascinados com a extensão que o mesmo poderia
comportar. Nesta reunião estiveram presentes nuns casos apenas os representantes
de algumas turmas e noutras a totalidade da turma.
A coordenação geral do projeto a nível do Agrupamento está a cargo da Dra.
Manuela Monteiro, Professora Bibliotecária da Biblioteca Escolar da Escola
Básica e Secundária de Anadia e que será também o elemento privilegiado de
contacto com o PNL. Para além desta professora, estão a colaborar no projeto a
Dra. Ana Paula Allen e Dra. Isabel Santos.
Adriana Matos, O
Ciclista
Nota:
O Ciclista em entrevista à Dra. Manuela Monteiro, 5ª feira, dia
17 de dezembro, entre as 11 horas e as 12 horas. Sintonize a Rádio Província
100.8 e esteja atento à rubrica “Vamos à
Escola” em “O Ciclista: a voz do Agrupamento de Escolas de Anadia”.
Sem comentários:
Enviar um comentário