Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 20 de novembro de 2010

Dia Universal da Criança – 20 de Novembro

«Em 1954, a Assembleia Geral recomendou (resolução 836 (IX)) que todos os países instituíssem o Dia Universal da Criança, para celebrar a fraternidade e compreensão entre as crianças do mundo inteiro e organizar actividades adequadas à promoção do bem-estar de todas as crianças. Propôs que celebrassem o Dia na data e da forma que cada um considerasse mais conveniente. A 20 de Novembro assinala-se o aniversário do dia em que a Assembleia aprovou a Declaração sobre os Direitos da Criança, em 1959, e a Convenção sobre os Direitos da Crianças, em 1989.» Centro de Informação das Nações Unidas em Portugal.
«Para todas as crianças: saúde, educação, igualdade e protecção».
«Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990».
A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais que estão relacionados com todos os outros direitos das crianças:
  1. a não discriminação, que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial – todas as crianças, em todas as circunstâncias, em qualquer momento, em qualquer parte do mundo.
  2. o interesse superior da criança deve ser uma consideração prioritária em todas as acções e decisões que lhe digam respeito.
  3. a sobrevivência e desenvolvimento sublinha a importância vital da garantia de acesso a serviços básicos e à igualdade de oportunidades para que as crianças possam desenvolver-se plenamente.
  4. a opinião da criança que significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntos que se relacionem com os seus direitos. A Convenção contém 54 artigos (...)» in Unicef - DIREITOS DA CRIANÇA

Neste mesmo dia celebra-se, também, o Dia da Industrialização de África e o Dia da Filosofia (UNESCO).

 
Graça Matos, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário