Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dia de Todos os Santos

O Dia de Todos os Santos, celebrado a 1 de Novembro, foi criado em honra todos os santos e mártires. A tradição de celebrar o Dia de Todos os Santos tem origem na composição do calendário litúrgico.
Esta tradição inicia-se com a celebração de orações, missas e vigílias nas datas de aniversário e junto aos locais de morte dos cristãos martirizados. Mais tarde, nesses lugares e em honra desses mártires, foram edificadas igrejas e basílicas.
Perdem-se no tempo os ritos dos "bolos dos Santos" e as "castanhas e água-pé". Neste dia, logo pela manhã, juntavam-se grupos de crianças que, de porta em porta, pediam os "santinhos", os "bolinhos" ou os "santórios".
A nossa escola revive os Santórios promovendo uma actividade, da responsabilidade do GIC (Grupo de intervenção Comunitária). Esta actividade prevê, para além de recriar a tradição dos Santórios e do convívio entre todos, angariar fundos para apoiar alunos carenciados.
Os alunos, à semelhança dos anos anteriores, trazem para a escola produtos da época (castanhas, nozes, avelãs, dióspiros, figos, etc.). Depois são expostos no polivalente e quem quiser pode adquiri-los a preços simbólicos. Todos estão convidados a participar!
Adriana Matos e Sofia Pedrosa, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário