Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 12 de junho de 2021

Tutores de Consumos

 

 

Os alunos do 9.º B, no âmbito do projeto eTwinning, Tutores de Consumos, organizaram e trataram a informação dos consumos de energia, água e gás da Escola, constatando que os mesmos são bastante elevados. Como forma de apelar para a importância da utilização racional destes recursos, os alunos propuseram, junto da comunidade educativa, promover ações de informação e sensibilização.

A turma espera também incentivar os seus colegas das escolas parceiras do projeto, para poderem em conjunto assumir um papel proativo na melhoria da eficiência energética e serem ainda exemplos de ações de racionalização energética, contribuindo para a minimização dos impactos ambientais associados.

Todos devemos ser tutores de consumos!

Lídia Rosa, Prof.ª

Numa era em que se batem recordes de consumos de recursos naturais, o Projeto Curricular do 9.º B, desenvolvido no âmbito dos projetos eTwinning e Eco-Escolas: “Tutores de Consumos” é mais um exemplo de como a escola constitui um meio importante para alterar ou melhorar comportamentos e contribuir para um desenvolvimento mais sustentável, não só localmente, mas de uma forma mais alargada, com outros países.

Desde a criação do Projeto pelos fundadores: AEA – Agrupamento de Escolas da Anadia juntamente com o Collège Marcel Marceron, Monfort Sur Risle, em França e com uma participação igualmente ativa da EBA – Escola Profissional Beira Aguieira, foi logo planeado uma série de atividades envolvendo os parceiros: professores, alunos e restante comunidade educativa.

O resultado não poderia ser melhor e excedeu todas as expectativas, num ambiente saudável e de trabalho colaborativo, onde a interação, a comunicação e a criatividade foi constante.

Hoje foi apresentado, na língua do projeto, em espanhol, e num tempo record, todo o percurso e trabalhos que se desenvolveram; inicialmente durante o ensino à distância, enquanto confinados, e que continuou em regime de ensino presencial.

Tendo como base de apresentação a própria plataforma Twinspace, os alunos franceses e portugueses puderam comunicar entre eles, trocar impressões enquanto se salientavam os resultados do estudo estatístico e dos tantos trabalhos realizados: panfletos, cartazes, autocolantes, separadores e vídeos.

A videoconferência, realizada no dia 28 de maio, foi o culminar deste trabalho colaborativo, mas também o começo para implementarmos pequenos gestos no nosso dia-a-dia como “Tutores de Consumos” e agentes de mudança.

Prof.ª responsável, Lídia Rosa













Fotos

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário