“Assinala-se hoje o Dia Europeu e Mundial contra a Pena de Morte.
Em Portugal foi abolida em 1867, mas infelizmente continua a ser uma realidade existente noutros países ainda hoje.
Hoje recordamos o esforço da União Europeia🇪🇺 na luta contra a pena de morte e mostramos alguns factos e números relativos à pena capital.
Factos e números sobre a pena de morte na Europa e no mundoO PE opõe-se fortemente à pena capital e faz esforços para que seja abolida mundialmente. Saiba mais sobre a pena de morte no mundo através da infografia.
Pena capital: factos e números
Em 2019, 142 países já tinham abolido a pena de morte na lei ou na prática, sendo 56 o número de países a recorrer, ainda, a este tipo de pena. Tinham sido contabilizadas 657 execuções registadas em 20 países (excluindo a China, onde, acredita-se, milhares de execuções foram realizadas), com mais de 25 000 pessoas no corredor da morte.
O número de execuções em 2019 foi o mais baixo durante, pelo menos, uma década, situando-se abaixo das 690 em 2018 e das 993 em 2017.
De acordo com a Amnistia Internacional, cerca de 86% de todas as execuções registadas em 2019 ocorreram em apenas quatro países − Irão, Arábia Saudita, Iraque e Egito. Os números são desconhecidos para a China, uma vez que esses dados são constituídos como um segredo de Estado.
Há uma forte oposição à abolição da pena de morte na Ásia, no mundo árabe e nos Estados Unidos da América (EUA). No entanto, 55 países africanos (80% do continente) aboliram a pena de morte ou aplicaram moratórias.”
Fonte: https://www.europarl.europa.eu
Sem comentários:
Enviar um comentário