Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

domingo, 26 de julho de 2015

A leitura



 Vivemos numa época em que as tecnologias se desenvolvem continuamente e novos aparelhos vão aparecendo todos os dias para nos "facilitar a vida". Será que é mesmo verdade? E os livros?
De facto, parece que vivemos num mundo onde está tudo a progredir, mas as pessoas já se começam a esquecer de como é agradável o cheiro de um livro acabado de ser impresso e publicado, das sensações que sentimos ao ler um livro, as reflexões  feitas após ter sido lido, entre outras emoções.
Nos dias de hoje, as pessoas sabem o nome dos atores e atrizes dos filmes que acabaram de estrear, mas não sabem o nome dos grandes poetas e escritores cujas esplêndidas obras acabaram até por mudar a vida a muitas pessoas. Na minha opinião, isto não deve acontecer. Pois, se pensarmos bem, a leitura é indispensável para o desenvolvimento da escrita e da imaginação da própria pessoa. Quantas vezes nós já não vimos os atores e atrizes  portuguesas a falarem utilizando uma linguagem incorreta? E aqueles jovens que passam a maioria do seu tempo livre nas redes sociais, esses, coitados, se não houvesse escola,  decerto que nem uma frase sem erros ortográficos saberiam escrever. Isto não deve continuar assim. As pessoas têm de aprender a gostar de ler, pois só assim é que virão a desenvolver a linguagem, a imaginação e a desenvolver-se intelectualmente.
Em suma, o país e as próprias pessoas devem esforçar-se para que daqui a algum tempo Portugal atinja níveis de literacia mais elevados. Pode ser que assim Portugal deixe de recuar economicamente e finalmente comece a progredir não só a nível económico e tecnológico mas também a nível  cultural. 
Anastasyia Grachova, nº 4, 9º E

Sem comentários:

Enviar um comentário