Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 9 de julho de 2013

Entrega prémios concurso literário "Ler e Aprender"

A cerimónia da entrega de prémios do concurso "Ler e Aprender" decorreu como previsto, no dia 6 de julho, na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Anadia. Como já é habitual, a responsável da biblioteca, Dra. Sónia Almeida, fez a abertura e conduziu toda a cerimónia da maneira encantadora que já habituou todos aqueles que têm o prazer de assistir a quaisquer cerimónias que decorram na BMA.
Esta teve início com a atuação do aluno do Colégio Nossa Senhora da Assunção, Gonçalo Maia, que nos encantou com a sua excelente voz.
Foram entregues de imediato os prémios do concurso "Ler e Aprender". A entrega iniciou-se pelo género lírico e pela categoria do 1º ciclo, seguindo a ordem crescente até ao secundário e já aqui apresentada na nossa edição do dia 1 do presente mês. De seguida passou-se à entrega dos prémios relativos ao género de texto narrativo segundo a mesma ordem.
Foi a vez de escutarmos a potente voz da Catarina Rodrigues, da Escola Básica e Secundária de Anadia, que nos trouxe mais uma bela canção.
Após o que foram entregues os prémios relativos aos vencedores da 5ª edição do concurso de poesia “Letras da Primavera”: 1º lugar – Primavera radiosa, da autoria de Heitor Simões (Mogofores, Anadia); 2º lugar – Primavera do meu contentamento, da autoria de Carlos Teixeira (Mataduços, Aveiro) e 3º lugar – Gosto de ti, da autoria de Manuel Luís Costa Cabral (Lisboa, apesar de anadiense).
De salientar que o concorrente, que obteve o 2º lugar, ofertou à CMA / BMA o seu 1º livro “As palavras escritas pela vida”.
A Beatriz Boiça, da Escola Básica nº 2 de Vilarinho de Bairro, cantou, por coincidência a mesma canção da Catarina. Contudo a entoação da sua voz doce mostrou-nos como a interpretação pode mudar uma mesma canção.
Seguiu-se a entrega dos prémios Biblio/Social e Biblio/educação. Salientamos aqui apenas a entrega, mais uma vez, às colegas da educação pré escolas Ana Paula Policarpo, do JI de Ferreiros e do 1º ciclo, Anabela, do Centro Escolar de Arcos.
Foi a vez do Henrique Ferreira e da Joana Henriques, da Escola Básica nº 2 de Anadia, nos encantarem com as suas doces vozes e nos levares para o mundo encantado da poesia.
Foram ainda entregues os prémios às famílias que, ao longo destes cinco anos de vida da BMA, tiveram uma utilização de livros superior ao milhar de requisições. Bem como a utente que também ultrapassou esse valor.
O Francisco Power fez-nos viajar para o mundo da magia. Com a sua máquina de transformar um simples papel branco em dinheiro, fez até o Presidente da Câmara ficar interessado em adquirir o seu interessante, embora rudimentar, invento…
Ainda foram distinguidas alguns outros utentes da BMA, como são o caso do utente nº 1, Sr. Herculano Lapa, que ainda mantém as suas visitas regulares à biblioteca e o utente mais idoso, o Sr. Alvino Santos, com os seus belos 90 anos.
Os presentes foram brindados com um vídeo desde o nascimento da BMA, passando pela sua evolução até à atualidade.
Quase a terminar a cerimónia, foi constituída a mesa com o Presidente da Câmara municipal de Anadia e os representantes do Agrupamento de Escolas de Anadia e dos Colégios Nossa Senhora da Assunção e Salesiano São João de Bosco e, ainda, a Representante das Bibliotecas Escolares Concelhias. Cada um teceu as considerações mais pertinentes acerca deste evento. Foi ponto comum o enaltecer a leitura e a escrita dos jovens vencedores deste concurso.
No final foi servido um espumante de honra com o respetivo bolo comemorativo da data.
Mais uma vez, O Ciclista compromete-se a publicar os trabalhos dos nossos alunos durante o mês de Agosto.
Ao Ciclista só lhe resta dar os parabéns a todos os vencedores, aos seus professores de português, bem como à BMA / CMA por mais esta excelente iniciativa.
      Amanhã publicamos a reportagem fotográfica.


Graça Matos, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário