A Primavera chega ao Hemisfério Norte no dia em que também se celebra o Dia Internacional da Felicidade.
Temos de encarar a sua chegado com um sorriso nos lábios. Apesar das restrições, impostas pela pandemia, a Primavera transporta consigo uma paisagem que se enche de cor e de odores, motivados pelas belas flores que desabrocham para dar os bons dias ao Sol. Os dias são mais soalheiros e a temperatura começa, normalmente, a aumentar. As pessoas vestem roupas mais leves e coloridas.
A Primavera tem início com o equinócio de março, que é o momento em que o Sol incide diretamente sobre o Equador. Inicia-se entre os dias 20 e 21 de março e termina entre os dias 20 e 21 de junho.
Este ano, a sua chegada a Portugal acontece
precisamente pelas 9 horas e 37 minutos, deste sábado, dia 20.
Neste dia também se celebra o Dia Internacional da Felicidade e o Dia Mundial da Agricultura.
A proposta, de celebração do Dia Internacional da Felicidade, foi efetuada em 2012, por sugestão do Butão, um pequeno reino budista. A sua aprovação, por unanimidade, por todos os estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), baseou-se no facto de a busca pela felicidade ser um objetivo humano fundamental. No dia 20 de março do ano seguinte, comemorou-se pela primeira vez esta efeméride.
Acresce-se que, neste pequeno país dos Himalaias, o Butão, a estatística oficial é, não o Produto Interno Bruto (PIB), mas a “Felicidade Nacional Bruta”.
Apesar de apregoarmos que somos um povo de sorrisos, segundo os estudos efetuados, posicionamo-nos entre os países menos felizes da Europa. Numa escala de 0 a 10, Portugal apresenta uma avaliação média de felicidade de 5,1.
A promoção da felicidade das pessoas é fundamental para o bem-estar da população em geral e de cada indivíduo em particular. O objetivo é ser feliz, não apenas neste dia, mas em todos os dias. Portanto, faça o favor de ser feliz!
Sem comentários:
Enviar um comentário