6 de janeiro
O Dia de Reis celebra o dia em que Maria, José e o menino Jesus recebem a visita dos três Reis Magos: Belchior, ou Melchior, Gaspar e Baltazar.
Em Espanha é o dia em que as crianças deixam os seus sapatos na janela. Tradicionalmente colocavam-lhes capim, o nome de uma erva, para alimentar os camelos dos três Reis Magos. Estes, em troca do capim, deixavam os presentes para as crianças.
Em França a "Galette des rois" que tem um brinde em porcelana, normalmente de uma figura do presépio e uma coroa dourada, que coroa rei quem encontrar o brinde.
Em Portugal é tradição comer o famoso Bolo-Rei. No seu interior encontram-se escondidos a fava e o brinde. Aquele que encontrar a fava tem de pagar o Bolo-Rei do ano seguinte.
Neste dia são cantados os Reis. Os cantores, normalmente grupos sociais ou de miúdos, vão de porta em porta para pedir "Os Reis" e cantam algo como:
"Aqui vimos, aqui vimos
aqui vimos bem sabeis
vimos dar as boas festas
e também cantar os reis
quem por este frio anda
não anda por passear
anda com intenção
das boas festas vos dar
levante-se daí senhora
desse banquinho de prata
venha-nos dar os reis
que está um frio que mata...”.
Tradicionalmente as pessoas ofereciam bolo-rei, chouriços, etc. Atualmente os “cantores” pretendem angariar fundos para várias causas. Claro que os mais novos angariam em proveito próprio!
Este dia marca o culminar dos festejos natalícios.
Graça Matos, O Ciclista
Sem comentários:
Enviar um comentário