Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

domingo, 13 de dezembro de 2020

Compostagem na EB1 de Vila Nova de Monsarros

Durante o 1.º período, alunos, professores e assistentes, da EB1 de Vila Nova de Monsarros, construíram um compostor, reutilizando paletes de madeira e aproveitando os muros de um canto do recreio.

A construção deste compostor permitiu aproveitar a grande quantidade de folhas secas que caem das árvores da escola e dos terrenos vizinhos e que se acumulam no recreio, durante o outono. Foi bastante frequente, neste primeiro período, observar alunos, munidos de ancinhos, a juntar em pequenos montes as folhas caídas e a transportá-las para o compostor. 

Passou também a ser regra colocar neste local todas as cascas da fruta escolar. Por vezes, os guardanapos dos lanches, levados pelo vento, acabam por ser recolhidos e colocados no compostor.

Os alunos ficaram surpreendidos ao verificar que o interior da pilha de compostagem estava bastante quente e que libertava vapor de água, ao ser remexido para arejar. Puderam também observar que os resíduos que lá colocaram há mais tempo se encontram já num avançado estado de decomposição, com um aspeto cada vez mais semelhante a terra escura. 

Com esta prática, a escola poderá produzir um fertilizante totalmente natural para alimentar as suas plantas, sem custos e sem prejudicar o ambiente.

Os professores congratulam-se com o entusiasmo e a participação proativa dos alunos nesta atividade de educação ambiental, realizada no âmbito do programa Eco-Escolas.

Texto coletivo, Turma B (2.º e 4.º anos), EB1 de Vila Nova de Monsarros, dezembro de 2020

 

1 comentário: