Assume particular destaque o Projeto “Despertar para a Ciência” que tem como objetivo colaborar com as escolas do 1.º ciclo do ensino básico do Agrupamento, no desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem das crianças do 4.º ano, através de atividades experimentais realizadas nos laboratórios da Escola Sede. Promovem-se os primeiros passos em pequenas descobertas levando os alunos, pela via da observação experimental, a tirar conclusões e a compreender determinados fenómenos.
O desiderato do nosso Clube é despertar a curiosidade e o entusiasmo dos alunos, numa exploração prática das ciências em diferentes áreas temáticas, dotando os alunos de ferramentas de trabalho que lhes permitam ler, compreender e perspetivar o mundo a partir de um raciocínio científico – essa é a mais-valia do nosso Clube.
Cativar os “pequenos cientistas” e orientá-los no mundo da ciência, criando o gosto pelo estudo, tem-se revelado um desafio sedutor, pela forma como os alunos aderem, numa visível e contagiante alegria.
Sentimos, assim, que a nossa aposta neste projeto ganha significado, no júbilo que percecionamos na entrega destas crianças, no favorecimento da entrada num outro ciclo de ensino – e isto legitima todo o tempo e trabalho que o projeto ocupa.
Parceiro
Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC), Universidade de Aveiro (UA)
Contatos
Paula Maria Vilarinho, Professora UA (paula.vilarinho@ua.pt)
Maria Elizabete Costa, Professora UA (elisabete.costa@ua.pt)
Maria Helena Fernandes, Professora UA (helena.fernandes@ua.pt)
Ana Sofia Ribeiro, Técnica Laboratorial UA (anaribeiro@ua.pt)
Joana Sousa, Secretariado Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM) (j.m.p.c.sousa84@gmail.com)
O Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC) da Universidade de Aveiro (UA), tem desde 2018 uma colaboração regular com a Escola Básica e Secundária de Anadia, do Agrupamento de Escolas de Anadia.
Esta colaboração engloba diferentes iniciativas, desde palestras temáticas, a demonstrações experimentais até à implementação na Escola de um KIT de Experiências sobre materiais.
As atividades desenvolvidas têm abordado temas atuais e de relevância como Nanociências, Nanotecnologia e Biomateriais. Neste contexto e no âmbito do projeto Europeu EUCERMAT - Innovating practices to promote ceramic science, foi entregue o primeiro KIT Demonstrador Ciência de Materiais à Escola Básica e Secundária de Anadia.
A colaboração continuada com este Agrupamento de Escolas tem-se revelado um sucesso e é de particular importância no âmbito das nossas atividades de extensão universitária, que, pela sua singularidade, constitui um instrumento indispensável e fundamental para aumentar a consciência e a atitude em relação à área da Ciência e Engenharia de Materiais.
Somos de opinião que parcerias como estas, entre o ensino secundário e universitário, devem ser nutridas e apoiadas.
Paula M. Vilarinho
Novembro de 2020
Clube de Ciência - protocolo com a Universidade de Coimbra
Parceiro: Universidade de Coimbra, CFE-Centro de Ecologia Funcional
Projeto: Cértima: Por esse rio abaixo…
Ano de Escolaridade: 12.º ano
O Clube de Ciência do AEA estabeleceu um protocolo de colaboração com a Universidade de Coimbra, na pessoa da Investigadora Sara Leston, cooperando no projeto “Cértima: Por esse rio abaixo…”. Com esta parceria, pretende-se que os alunos observem, interpretem e executem técnicas de análise das águas do rio Cértima, identificando parâmetros físicos, químicos e biológicos como a salinidade, pH, oxigénio dissolvido, nitratos, fosfatos, clorofilas, sólidos suspensos totais, entre outros. Alguns parâmetros, que envolvem procedimentos mais complexos, serão realizados na Universidade de Coimbra, mais especificamente no Marine Research Lab. do Centro de Ecologia Funcional (CFE). Pretende-se dinamizar atividades regulares e, se possível, realizar uma visita ao laboratório referido, nomeadamente na fase de 3.ª análise das águas.
Reforçando o ensino da Ciência, esta parceria ao nível do ensino secundário pretende despertar a curiosidade científica dos alunos, motivando-os através da exploração prática das ciências em diferentes áreas temáticas e, de certa forma, orientá-los nas suas escolhas académicas, apresentando-lhes vias diversas na área das Ciências Exatas.
Sem comentários:
Enviar um comentário