Este ano letivo, os alunos de currículo específico individual, do Agrupamento
de Escolas de Anadia, do 2.º, 3.º ciclos e secundário, das Escolas Básica e
Secundária de Anadia e Básica de Vilarinho do Bairro acompanhados pelas
docentes de Educação Especial e das assistentes operacionais, que usualmente os
acompanham, realizaram duas visitas de estudo.
No dia 9 de março deslocaram-se a Pombal e a Montemor-o-Velho. Em Pombal
visitaram as fábricas da Sumol/Compal e da Cuétara. Foi-lhes permitido ver o
funcionamento das fábricas e observar a produção dos seus produtos. No final
ainda foram agraciados com um pequeno presente, uma pequena amostra dos seus
produtos. Em Montemor-o-Velho visitaram o Castelo. Neste, tiveram direito a um
guia, facultado pela Câmara Municipal local, o qual contou a história do
castelo e várias lendas que lhe estão associadas.
No dia 18 de maio, estes mesmos alunos, visitaram o projeto “Parque
Biológico da Serra da Lousã”, o qual resulta de uma parceria entre a Fundação
ADFP e o Município de Miranda do Corvo.
Os discentes foram conhecer a fauna e a flora existentes no parque, as
quais são constituídas essencialmente por espécies existentes em todo o país.
Entre os animais observados destacaram-se o lince, a ursa “Berta”, os lobos e
os veados. Observaram e alimentaram os animais da Quinta Pedagógica. O ponto
alto da visita foi, para a maioria de todos aqueles que fizeram esta visita,
alunos e não só, o pequeno passeio a cavalo. Apesar do receio inicial, com a
ajuda dos monitores do parque e uns dos outros, conseguiram vencer as
dificuldades e ultrapassar as barreiras.
Foram experiências diferentes, que permitiram novas aprendizagens e
muitas alegrias. A repetir, com toda a certeza!…
A atividade Crescer Reciclando - CR - Tem como principal objetivo
funcionar como um complemento ao currículo dos alunos, construindo algo que
ajude a integrar os jovens com necessidades educativas especiais, promovendo
atividades que lhes permitam "crescer" quer em termos de
conhecimentos e ritmo de trabalho, quer em termos de atitudes e
responsabilidade.
Esta atividade tenta contribuir para que a comunidade escolar respeite a
Natureza.
Ao longo do ano letivo esta atividade foi procurou mudar as mentalidades,
alterar os hábitos no que respeita à separação e recolha de lixo, participar em
campanhas de sensibilização manifestando atitudes de respeito face à Natureza, fazer
papel reciclado e briquetes e criar trabalhos a partir de materiais
reutilizados e reciclados.
Objetivos
específicos
- compreender a necessidade da reciclagem do papel;
- aplicar os conceitos de "Reduzir", "Reutilizar" e "Reciclar";
- adquirir a noção de equilíbrio ecológico;
- racionalizar os recursos naturais que são esgotáveis;
- participar em campanhas de sensibilização;
- criar atitudes de respeito face à Natureza;
- criar hábitos na comunidade escolar de separação e recolha seletiva de lixo;
- sensibilizar para a proteção da Natureza;
- conhecer técnicas de reciclagem do papel;
- aprender a fazer "coisas novas" a partir de "coisas velhas".
Na Feira do Ambiente de Anadia, estes alunos mostraram o fruto
do seu trabalho: briquetes, que foram sendo construídos ao longo do ano letivo,
desenvolvendo para além do espírito ecológico e da política dos 3R’s, a própria
motricidade fina.
Em 2007 o Parque Biológico da Serra da Lousã obteve o 1.º Prémio no
Concurso Nacional para o European Enterprise Awards (Prémio Internacional
de Empreendedorismo), na Categoria de Investimento Humano, atribuído pelo Ministério
da Economia / IAPMEI.
É um projeto que pretende ser sustentável em termos económicos e
ambientais e que aposta na coesão social. O objetivo é criar emprego e
atividades ocupacionais para pessoas vítimas de exclusão, desempregados de
longa duração, deficientes ou doentes crónicos, integrando, promovendo a
igualdade e a dignidade humana, incentivando a biofilia e a paixão pela
natureza.
A Fundação ADFP está ainda a desenvolver o projeto “≠ = Mente”
visando a integração da pessoa com doença mental grave, para o qual, o meio
natural da Quinta da Paiva, associado aos animais do Parque Biológico da
Serra da Lousã, cria um ambiente protegido, naturalmente integrado. Os
trabalhos realizados no Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais (olaria,
tapeçaria, cestaria e vime) são oportunidades de integração de pessoas com
diversos tipos de deficiência ou doença crónica.
O Centro Hípico, para além de uma atividade lúdica e desportiva,
gera postos de trabalho no tratamento de cavalos, promove a hipoterapia e a
equitação adaptada. A prova de sucesso é um cavaleiro deste Centro Hípico ter
representado Portugal em Atenas em 2004, a primeira representação nacional em
provas equestres nos jogos paralímpicos. Nós experimentámos esta valência e
adorámos.
Os alunos divertiram-se, aprofundaram a biofilia, apaixonar-se pela
natureza, aprendendo a valorizar o ambiente, como apoiar um projeto que integra
trabalhadores deficientes, associando a ecobiótica a fins terapêuticos como
a hipoterapia com portadores de deficiência e a terapia ocupacional com
pessoas com doença mental. www.fundacao.adfp.pt.
Paula Gonçalves
de Almeida
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