A Nossa Escola
Todos os dias, bem cedo, avistamos um grande edifício cinzento. À distância, faz lembrar uma prisão escura, um espaço trancado a sete chaves, intimidante e algo vazio. Ao seu redor, o verde do parque contrasta com toda esta sintonia de tons cinzentos.
À entrada, espera-nos um extenso corredor coberto por uma laje que parece interminável, suportada por pilares de ferro. Este corredor conduz-nos até aos diferentes espaços da escola, nós escolhemos a direção a seguir: até ao seu interior ou até aos espaços desportivos, de lazer e ajardinados que nos convidam à brincadeira, à descoberta, à conversa e, também, à viagem pelos nossos pensamentos.
Decidimos entrar. Estamos no rés-do-chão onde se localizam vários serviços: a Secretaria, o PBX, a Papelaria, o Bar, o Refeitório, a Sala Multiusos, a Biblioteca Escolar, uma sala específica para os alunos da Educação Especial devidamente equipada com materiais que estimulam a parte sensorial, o Gabinete da Direção…. Este piso está cuidadosamente decorado, aqui e ali, com trabalhos artísticos realizados pelos alunos que, pelas suas diferentes formas, materiais, texturas e cores, nos surpreendem e inspiram.
Ainda no rés-do-chão, avançando mais um pouco, já próximo do Bar, deparamo-nos com uma das muitas entradas para o primeiro piso: uma porta de madeira envernizada que dá acesso a uma escada de betão. Neste piso, temos inúmeras salas de aula divididas em quatro corredores (A/ B/ C/ D) que parecem autênticos labirintos quando entramos aqui pela primeira vez, mas que, ao longo do tempo, se vão tornando naturalmente familiares. As salas de aulas “normais” são idênticas: espaçosas, iluminadas pela luz natural que entra pelas grandes janelas, com três filas de carteiras alinhadas e todas têm uma porta envidraçada. Aqui também existem salas específicas para disciplinas práticas como Educação Visual, Educação Tecnológica e Oficinas devidamente equipadas para os cursos profissionais que existem na Escola. Ao fundo de um dos corredores, há uma sala com uma parede repleta de espelhos, dando-nos a sensação de que é enorme.
O segundo piso é semelhante ao primeiro, mas, para além das salas de aula “normais”, é aqui que encontramos os Laboratórios de Ciências que são enormes, totalmente pintados de branco, com grandes bancadas e utensílios que despertam a nossa curiosidade e vontade de fazer experiências. Neste piso, também, se localizam as salas de TIC e a sala de alunos que é bastante comprida (fazendo lembrar um campo de futsal) com mesas agrupadas na forma de L e pufes cor de vinho espalhados pelo espaço transmitindo aconchego e paz. É neste espaço que podemos jogar diferentes jogos, conversar, ler ou, simplesmente, estar.
Os três pisos que compõem a Escola têm uma particularidade que é impossível ver do lado de fora: vários pátios empedrados onde podemos brincar, estar e onde encontramos plantas e árvores (ainda a crescer). São verdadeiros oásis espalhados pelos três pisos.
A nossa descrição já vai longa, mas a Nossa Escola é um verdadeiro Mundo e muito mais haveria a dizer… Na verdade, depois desta viagem, conseguimos entender que o edifício enorme e cinzento que, do lado de fora, parece uma prisão é, no seu interior, o local onde alunos, professores, e funcionários também encontram felicidade. Adoramos a Nossa Escola.
Texto coletivo realizado em Português pelo 6.ºA, EBSA
Muito Boa descrição feita pelos alunos.
ResponderEliminarFantástico!!
Estão de Parabéns!
Muitos Parabéns! Aos alunos e, obviamente, à professora. O que torna, verdadeiramente, essencial e notável a nossa Escola são os alunos - estes alunos que conseguiram, de uma forma assinalável, partir de um ideia "menos positiva" (a lembrança de uma prisão escura) e desembocaram num "local que propicia a felicidade"! Conseguiram a metamorfose: da lagarta à borboleta. Obrigado "borboletas" :)
ResponderEliminarParabéns para a professora e seus alunos.
ResponderEliminarObrigada pela descrição muito bem feita e inspiradora.