Experiência
pioneira no ensino básico do Agrupamento
A Direção lançou o
desafio do Projeto Parlamento dos Jovens envolver o básico e, de forma
surpreendente, os nossos alunos aderiram com motivação à prossecução do mesmo.
Foi compensador
observarmos o espírito dinâmico, construtivo e de iniciativa de muitos alunos
do 5º ao 9º ano, ao organizarem-se em listas de deputados, galvanizadas em
torno de medidas para concorrerem à sessão escolar do Parlamento dos Jovens.
A temática, proposta
para a edição deste ano, foi centrada nos 40 anos da Constituição da República
Portuguesa, tendo como epígrafe – os
jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer! –
tendo o incentivo e apoio de alguns professores, não foi difícil os “nossos deputados” iniciarem o primeiro contacto e leitura com a Constituição Portuguesa, considerada por alguns deles, interessante e até desafiante, por outros.
tendo o incentivo e apoio de alguns professores, não foi difícil os “nossos deputados” iniciarem o primeiro contacto e leitura com a Constituição Portuguesa, considerada por alguns deles, interessante e até desafiante, por outros.
No contexto de análise da Constituição, as listas de
deputados selecionaram ideias e princípios que lhes suscitaram interesse em
debater e conceber medidas de aplicação.
Por iniciativa espontânea dos alunos,
constituíram-se sete listas de deputados, sendo notável o facto da maioria
delas, integrar alunos de várias turmas, revelador de um espírito amigável e
conciliador.
A campanha eleitoral decorreu de forma construtiva e
afável.
A sessão
escolar projetou competências de assertividade na defesa de ideias, de
argumentação na sustentação dos princípios e de consensos no momento de unir
ideias para representação da escola na sessão distrital. O ambiente observado
na sessão escolar, evidenciou o cariz cívico dos alunos participantes, que
souberam de forma exemplar ouvir, discordar, confrontar, defender e valorizar
as opiniões, sabendo motivar e incentivar os colegas representados em minoria e
também os mais jovens: do 5º ano.
Devemos enaltecer o contributo e a forma de estar da lista que
integrou alunos do 5º e 6º anos, que de forma edificante e cativante souberam expor
e defender as suas medidas, perante os colegas mais velhos.
Para os professores que dirigiram e acompanharam o
desenvolvimento do Projeto pioneiro para o ensino básico, foi gratificante constatar
que a nossa escola forma alunos com competências cívicas e sociais consistentes
e algumas embrionárias do foro político.
Ao grupo de professores envolvidos, uma palavra de
apreço pela motivação, apoio e jovialidade que souberam imprimir aos nossos
alunos no desenvolvimento deste projeto.
Ao professor Rogério, reconhecemos o seu empenho e
desempenho no papel de moderador da sessão escolar.
Um
reconhecimento especial aos alunos: Margarida Ribeiro do 9º F e João Soares do
9º A, que irão representar a escola na sessão distrital, assim como aos
discentes, Henrique Paulo do 9º A na qualidade de suplente e Hugo Miranda do 9º A
membro que irá integrar a mesa da sessão distrital.
Teresa
Paula Rodrigues, Professora de História
Grande
manhã, ontem na escola básica e secundária de Anadia! Parlamento Jovem, sessão
escolar para os alunos do ensino básico!
Os
alunos que participaram, desde o 5º ano ao 9ºano, revelaram muita sensibilidade
para os problemas sociais, grande capacidade de argumentação, muito civismo,
excelente capacidade para ouvir, gosto pela pesquisa e muito trabalho para
fundamentarem as suas medidas! Estão de parabéns, adorei vê-los e ouvi-los!
Demonstraram também uma enorme coragem para lutar pelos seus objetivos e
assumir as suas opções!
Fantástico!
Vamos ter grandes homens e grandes mulheres! Boa sorte para a fase seguinte,
que vai acontecer em Aveiro, com os deputados de todas as escolas do distrito!
Ana
Paula Allen, Professora de Português
Sem comentários:
Enviar um comentário