Realizou-se no passado dia 18 de Outubro, pelas nove horas e trinta minutos, no Anfiteatro da nossa escola, a Escola Básica e Secundária de Anadia, a palestra subordinada ao tema “Publicidade e Educação para o Consumo – Publicidade Infanto-Juvenil” pelos Professores doutores Mário Frota e Paulo Morais e a Doutora Ângela Maria Frota.
Assistiram a esta
palestra apenas os alunos do 9º ano, devido à falta de espaço e também por
causa da agenda dos palestrantes.
Como alunas do 9º Ano tivemos a oportunidade de estar
presentes e, assim, pôr à prova a nossa faceta de “jornalistas” d´O Ciclista.
A palestra começou com a apresentação dos senhores que
dirigiram a palestra, que se mostraram desde logo muito simpáticos.
O Sr. Prof. Mário Frota, presidente da APDC (Associação Portuguesa
de Direito do Consumo), falou-nos acerca “Da Publicidade em Geral à Publicidade
Infanto-Juvenil”.
A Sra. Dra. Ângela Frota, diretora do Centro de Formação,
falou-nos acerca da “Publicidade Infanto-Juvenil: permitir,
restringir ou proibir”.
Finalmente, o Sr. Prof. Paulo Morais, diretor do Curso
de Ciência Política, indigitado perito europeu pela APDC, presidente da
Comissão Criança & Consumo da APDC, falou-nos “Da Publicidade Infanto-Juvenil:
Panorama Europeu e Português”.
No geral a palestra foi muito interessante porque nos
alertou sobre a publicidade e acerca dos perigos e enganos que esta poderá
conter.
Chamaram-nos a atenção para o facto de haver muita
publicidade aliciante e que nos pode levar de imediato a adquirir o produto
publicitado e apenas vermos o erro que cometemos quando é tarde de mais.
Por exemplo, a publicidade nomeadamente de bebidas
alcoólicas, como é o caso das cervejas, nas camisolas, que tem atraído a
curiosidade das crianças e as leva ao seu consumo. Também, o facto de as
cervejeiras patrocinarem as queimas das fitas das universidades traduz-se num
aumento exagerado do consumo desta bebida alcoólica e, consequentemente, ao
incitamento ao seu consumo.
Há também outro tipo de publicidade enganosa,
nomeadamente aquela que leva à compra de produtos “leve 2 pelo preço de um” ou, como exemplificaram, o caso de uma
determinada marca de detergentes em que anunciaram “18 + 2 doses”, pelo mesmo preço das normais … 20!
Devemos, por isso, ter atenção quando compramos produtos
que vimos publicitados, por exemplo na televisão e que são, frequentemente, enganosos.
Também falaram do excessivo tempo de permanência das
crianças frente ao ecrã a ver televisão e, consequentemente, a absorverem tudo
o que lhes é “imposto” pela publicidade. E, segundo eles, a criança não sabe
fazer a distinção entre o certo e o errado. Muitas vezes pedem / exigem aos
pais a sua compra e estes, por comodismo, cedem.
A publicidade pode, assim, levar a um consumismo muito
elevado, que os palestrantes, Srs. Professores Mário Frota e Paulo Morais e
Sra. Dra. Ângela Maria Frota, tentaram que todos nós compreendêssemos e não nos
deixássemos levar por ela.
Adriana Matos e
Sofia Pedrosa, O Ciclista
Nota: Imagens adaptdas da Internet.
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