Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Sismo no Haiti

O Haiti é um país das Caraíbas.
A 12 de Janeiro de 2010, terça-feira, às 16h 53m 10s, hora local, ocorreu um sismo com a magnitude de 7 na Escala de Richter. O epicentro registou-se a cerca de 25 km da capital haitiana, Port-au-Prince, a uma profundidade de 13 km.
Estima-se que o número de vítimas se situa entre 100 000 a 2 500 000.
Foram registadas cerca de 33 réplicas sismológicas, das quais 14 foram de magnitude 5,0 a 5,9º Escala de Richter.
Os principais danos provocados pelo sismo foram particularmente sentidos em Port-au-Prince e Jacmel. Milhares de edifícios foram totalmente destruídos ou ficaram muito danificados. Alguns dos mais importantes patrimónios de Port-au-Prince ficaram destruídos. São exemplo disso, o Palácio Presidencial, o edifício do Parlamento, a Catedral de Notre-Dame de Port-au-Prince e todos os hospitais. A própria sede da Missão das Nações Unidas, localizada na capital, ruiu. Um grande número de funcionários da ONU faleceu sob os destroços.
Portugal, à semelhança de muitos outros países tem prestado ajuda humanitária.

Causas do Sismo

O deslizamento e compressão entre as placas tectónicas norte-americana e do Caribe estiveram na origem do sismo ocorrido no Haiti.
Estas placas deslocam-se em sentidos opostos: a norte-americana no sentido Este-Oeste e a do Caribe no sentido Oeste-Este. A sua deslocação anual é de cerca de 20 mm.
Ainda se acrescenta, à deslocação destas duas placas, o movimento anual registado pelo sistema de falhas (Setentrional, a norte e Enriquillo-Plaintain, a Sul) de cerca de 7 mm.

Adriana Matos e Sofia Pedrosa, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário