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quinta-feira, 16 de março de 2023

Orçamento Participativo das Escolas - Projetos a Votação

 

Vê os Projetos apresentados na tua Escola:

Escola Básica e Secundária de Anadia ou Escola Básica de Vilarinho do Bairro

No dia 24 de março

Vota em liberdade na proposta da tua preferência!

Projetos da Escola Básica e Secundária de Anadia

A - Projeto mais rodas

O projeto consiste em meter suportes de bicicletas dentro da escola, com supervisão para que mais alunos possam vir de bicicleta para a escola sem terem medo que as estraguem ou roubem. Esta medida releva para a Inclusão e Bem-estar, porque fomenta para a inclusão dos alunos mais vulneráveis e tem em vista a promoção de uma escola inclusiva e promotora de bem-estar individual e coletivo.

Compatibilidade com outras medidas em curso na escola

Promover a qualidade de vida de todos os membros da comunidade escolar indo ao encontro no definido no Projeto Educativo do Agrupamento, nomeadamente no:

Objetivo Estratégico 3 - Promoção de uma cidadania ativa e implementação de Projetos, no ponto relativo aos três pontos: Apostar no desenvolvimento de projetos/clubes/atividades, promover a interligação e o envolvimento entre a comunidade educativa e o meio em que se insere e promover (…) a prática de desporto.

Objetivo Estratégico 4 - Recursos físicos e materiais: Rentabilizar recursos humanos, financeiros e materiais. Mais especificamente, no projeto Eco-escolas, ajudaria na concretização da medida da Associação de Estudantes que consiste em realizar eventos de bicicleta na escola.

Proponentes: Bárbara Jesus Sécio, Tomás Sotero Craveiro, Maria Cardoso Varanda, Simão Mendes Vieira da Silva e Afonso Cardoso Varanda, do 9.º C.

B - Acesso para todos sem discriminar ninguém!

O nosso projeto pretende melhorar a deslocação pedonal nas áreas de recreio da escola, de maior utilização.

Pretendemos utilizar alcatrão ou outro material similar que permita tornar o recinto escolar, particularmente a área frontal da escola, incluindo a rampa de acesso à área desportiva (pavilhões e campos de jogos), mais viável à circulação/ deslocação das pessoas.

Esta pavimentação pretende facilitar o deslocamento pedestre e promover uma maior qualidade na deslocação efetuada nas áreas exteriores do edifício por toda a comunidade escolar, sejam alunos, funcionários, docentes, pais/ encarregados de educação, ou outras pessoas que se deslocam à escola e que se movimentam diariamente por estas áreas. Pode afirmar-se que, dada a sua irregularidade, o calcetamento que atualmente se encontra no recinto escolar dificulta a mobilidade dos seus utilizadores.

O nosso projeto releva para a Inclusão e Bem-estar de toda a Comunidade Educativa, pois permite a melhoria da sua mobilidade, através de uma ação muito específicas e integradora. Pretendemos fomentar a inclusão de todos os alunos e muito particularmente daqueles que se apresentam mais vulneráveis, particularmente os que têm problemas de locomoção, quer definitivos, quer pontuais e que, perante o tipo de calcetamento que atualmente se observa no recinto escolar, não o podem fazer de forma segura. O nosso projeto tem, definitivamente em vista, a promoção de uma escola inclusiva e promotora de bem-estar individual e coletivo.

Compatibilidade com outras medidas em curso na escola

Promover a qualidade de vida de todos os membros da comunidade escolar indo ao encontro do preconizado para todos os lugares, nomeadamente a criação de espaços acessíveis a todos os Alunos, em que estes usufruam de materiais lúdicos e pedagógicos.

Compatibilidade com o preconizado pelo Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA).

 Para além disto, também comungamos com a Missão expressa no Projeto Educativo: “Educação integrada de saberes e competências que levarão a um desenvolvimento de uma

cidadania participativa”.

Proponentes: Andreia Sofia Amorim Tavares, Ana Catarina Bernardes Estrela, Júlia dos Santos Nogueira, Francisca Rodrigues Vieira e Bruna Póvoa Dias Ferreira, do 10.º A.

C - Pátio - Espaço de convívio

Portugal é um país com um clima que permite dias soalheiros, de céu azul e temperaturas agradáveis, que convida a um contacto permanente com a natureza.

Sabemos que há alunos que preferem trazer o seu almoço de casa e, muitos, quando os dias aquecem, sentem vontade de comer ao ar livre. Comer integrados na natureza, acaba por se tornar um prazer e uma fonte de convívio.

Este local, disponível no intervalo das aulas, passará a ser o palco de interações entre os alunos da escola. É o espaço no qual o convívio entre os alunos é espontâneo e natural. Os colegas interagem e divertem-se, jogam, leem, conversam, cantam, comem...

Lá surgem amizades; ali elas se fortalecem.

Sabemos ainda, que um espaço aberto e ao ar livre, como aquele que propomos, permite o trabalho de grupo, seja de interajuda, seja para a realização de trabalhos.

Estudar num ambiente natural e não entre quatro paredes, é de facto e comprovadamente muito produtivo.

Inerente ao programa de ensino da escola, transforma-se numa importante ferramenta de aprendizagem e ampliação cultural, uma extensão da sala de aula. Atividades nesse espaço estimulam o estudante, desde cedo, ao conhecimento do ambiente no qual vivem e favorecem o estímulo à autonomia.

Assim, propomos colocar cerca de 5 mesas e respetivos bancos / cadeiras no espaço exterior do edifício escolar propriamente dito, ou seja, ao ar livre.

Propomos o seguinte local: a rampa para os pavilhões de Educação Física.

Objetivo: os alunos poderem comer ou estudar nesse local ao ar livre.

Esta medida releva para a Inclusão e Bem-estar, porque fomenta a inclusão dos alunos mais vulneráveis e tem em vista a promoção de uma escola inclusiva e promotora de bem-estar individual e coletivo.

Compatibilidade com outras medidas em curso na escola

SPO, projeto UBUNTU, tutorias e com a disciplina de cidadania.

Proponentes: Francisco Xavier da Silva Amaral e Alexandre Santos Cunha, 11.º I.

D - Colocação de Antiderrapantes nas Rampas

A nossa proposta tem como objetivo a colocação de antiderrapantes nas rampas escolares especialmente nas épocas pluviais, pelo facto de não serem seguras e alguns alunos caírem.

Compatibilidade com outras medidas em curso na escola

Promoção de uma escola promotora de bem-estar individual e coletivo.

Proponentes: Simão Teodoro Pinto Rodrigues, Salomé Esteves Cruz, Soraia Martins Mendes, Ana Beatriz Pinto e Carolina Margarida Nogueira Pereira, 12.º G.

Apenas podem votar na EBSA, os alunos do 7.º ano ao 12.º ano!

Projeto da Escola Básica de Vilarinho do Bairro

A - Rádio Escolar

Com a aquisição de equipamento, nomeadamente mesa de mistura, par de monitores de estúdio, microfone, 2 cabos XLR - Jack Quiklock para ligação Mesa, para os monitores e cabo XLR Quiklock XLR para microfone de voz, pretendemos construir o Clube da Rádio, pois consideramos que este projeto é uma mais-valia para a escola. Através do clube da rádio queremos dar a conhecer informações atuais, fazer entrevistas, passar música, entre outras coisas. Em suma, entreter e manter informados, sobre aspetos atuais, os alunos da nossa escola.

Compatibilidade com outras medidas em curso na escola

Este projeto vem na sequência de dotar a escola de meios tecnológicos. E permitirá desenvolver projetos em várias áreas: ambiente, leitura, temas de interesse publico (voluntariado, direitos humanos, etc.).

Proponentes: Matilde Pereira Saldanha, Tiago Mendes Gonçalves e Catarina Dias Navega, 8.º B-VB

Apenas podem votar na EBVB, os alunos do 7.º ano ao 9.º ano!

Brevemente divulgaremos os cartazes das respetivas Equipas proponentes!

A Coordenadora do OPE,

Graça Matos

1 comentário:

  1. Parabéns a todos os proponentes pelos projetos apresentados, quer na EBVB, quer na EBSA. São todos muito interessantes.
    Mostrem ao país como os mais jovens sabem ser cívicos e capazes de fazerem uma campanha em liberdade, digna, cívica, ordeira e construtiva, sem atropelar os outros.
    Aos "eleitores" faço votos para que exerçam o direito de voto em liberdade, na proposta da vossa preferência.
    Continuação de um bom trabalho, queridos proponentes das duas escolas.
    Obrigada a todos pelo vosso contributo.
    A Coordenadora do OPE
    Graça Matos

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