Vê os Projetos
apresentados na tua Escola:
Escola Básica e
Secundária de Anadia ou Escola Básica de Vilarinho do Bairro
No dia 24 de março
Vota em liberdade na proposta da tua
preferência!
Projetos da Escola Básica e Secundária de Anadia
A - Projeto mais
rodas
O projeto consiste em meter suportes de
bicicletas dentro da escola, com supervisão para que mais alunos possam vir de
bicicleta para a escola sem terem medo que as estraguem ou roubem. Esta medida
releva para a Inclusão e Bem-estar, porque fomenta para a inclusão dos alunos
mais vulneráveis e tem em vista a promoção de uma escola inclusiva e promotora
de bem-estar individual e coletivo.
Compatibilidade com outras medidas em
curso na escola
Promover a qualidade de vida de todos os
membros da comunidade escolar indo ao encontro no definido no Projeto Educativo
do Agrupamento, nomeadamente no:
Objetivo Estratégico 3 - Promoção de uma
cidadania ativa e implementação de Projetos, no ponto relativo aos três pontos:
Apostar no desenvolvimento de projetos/clubes/atividades, promover a
interligação e o envolvimento entre a comunidade educativa e o meio em que se
insere e promover (…) a prática de desporto.
Objetivo Estratégico 4 - Recursos
físicos e materiais: Rentabilizar recursos humanos, financeiros e materiais.
Mais especificamente, no projeto Eco-escolas, ajudaria na concretização da
medida da Associação de Estudantes que consiste em realizar eventos de
bicicleta na escola.
Proponentes:
Bárbara Jesus Sécio, Tomás Sotero Craveiro, Maria Cardoso Varanda, Simão Mendes
Vieira da Silva e Afonso Cardoso Varanda, do 9.º C.
B - Acesso para
todos sem discriminar ninguém!
O nosso projeto pretende melhorar a
deslocação pedonal nas áreas de recreio da escola, de maior utilização.
Pretendemos utilizar alcatrão ou outro
material similar que permita tornar o recinto escolar, particularmente a área
frontal da escola, incluindo a rampa de acesso à área desportiva (pavilhões e
campos de jogos), mais viável à circulação/ deslocação das pessoas.
Esta pavimentação pretende facilitar o
deslocamento pedestre e promover uma maior qualidade na deslocação efetuada nas
áreas exteriores do edifício por toda a comunidade escolar, sejam alunos,
funcionários, docentes, pais/ encarregados de educação, ou outras pessoas que
se deslocam à escola e que se movimentam diariamente por estas áreas. Pode
afirmar-se que, dada a sua irregularidade, o calcetamento que atualmente se
encontra no recinto escolar dificulta a mobilidade dos seus utilizadores.
O nosso projeto releva para a Inclusão e
Bem-estar de toda a Comunidade Educativa, pois permite a melhoria da sua
mobilidade, através de uma ação muito específicas e integradora. Pretendemos
fomentar a inclusão de todos os alunos e muito particularmente daqueles que se
apresentam mais vulneráveis, particularmente os que têm problemas de locomoção,
quer definitivos, quer pontuais e que, perante o tipo de calcetamento que
atualmente se observa no recinto escolar, não o podem fazer de forma segura. O
nosso projeto tem, definitivamente em vista, a promoção de uma escola inclusiva
e promotora de bem-estar individual e coletivo.
Compatibilidade com outras medidas em
curso na escola
Promover a qualidade de vida de todos os
membros da comunidade escolar indo ao encontro do preconizado para todos os
lugares, nomeadamente a criação de espaços acessíveis a todos os Alunos, em que
estes usufruam de materiais lúdicos e pedagógicos.
Compatibilidade com o preconizado pelo
Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA).
Para além disto, também comungamos com a
Missão expressa no Projeto Educativo: “Educação integrada de saberes e
competências que levarão a um desenvolvimento de uma
cidadania participativa”.
Proponentes:
Andreia Sofia Amorim Tavares, Ana Catarina Bernardes Estrela, Júlia dos Santos
Nogueira, Francisca Rodrigues Vieira e Bruna Póvoa Dias Ferreira, do 10.º A.
C - Pátio - Espaço
de convívio
Portugal é um país com um clima que
permite dias soalheiros, de céu azul e temperaturas agradáveis, que convida a
um contacto permanente com a natureza.
Sabemos que há alunos que preferem
trazer o seu almoço de casa e, muitos, quando os dias aquecem, sentem vontade
de comer ao ar livre. Comer integrados na natureza, acaba por se tornar um
prazer e uma fonte de convívio.
Este local, disponível no intervalo das
aulas, passará a ser o palco de interações entre os alunos da escola. É o
espaço no qual o convívio entre os alunos é espontâneo e natural. Os colegas
interagem e divertem-se, jogam, leem, conversam, cantam, comem...
Lá surgem amizades; ali elas se
fortalecem.
Sabemos ainda, que um espaço aberto e ao
ar livre, como aquele que propomos, permite o trabalho de grupo, seja de
interajuda, seja para a realização de trabalhos.
Estudar num ambiente natural e não entre
quatro paredes, é de facto e comprovadamente muito produtivo.
Inerente ao programa de ensino da
escola, transforma-se numa importante ferramenta de aprendizagem e ampliação
cultural, uma extensão da sala de aula. Atividades nesse espaço estimulam o
estudante, desde cedo, ao conhecimento do ambiente no qual vivem e favorecem o
estímulo à autonomia.
Assim, propomos colocar cerca de 5 mesas
e respetivos bancos / cadeiras no espaço exterior do edifício escolar
propriamente dito, ou seja, ao ar livre.
Propomos o seguinte local: a rampa para
os pavilhões de Educação Física.
Objetivo: os alunos poderem comer ou
estudar nesse local ao ar livre.
Esta medida releva para a Inclusão e
Bem-estar, porque fomenta a inclusão dos alunos mais vulneráveis e tem em vista
a promoção de uma escola inclusiva e promotora de bem-estar individual e
coletivo.
Compatibilidade com outras medidas em
curso na escola
SPO, projeto UBUNTU, tutorias e com a
disciplina de cidadania.
Proponentes:
Francisco Xavier da Silva Amaral e Alexandre Santos Cunha, 11.º I.
D - Colocação de
Antiderrapantes nas Rampas
A nossa proposta tem como objetivo a
colocação de antiderrapantes nas rampas escolares especialmente nas épocas
pluviais, pelo facto de não serem seguras e alguns alunos caírem.
Compatibilidade com outras medidas em
curso na escola
Promoção de uma escola promotora de
bem-estar individual e coletivo.
Proponentes:
Simão Teodoro Pinto Rodrigues, Salomé Esteves Cruz, Soraia Martins Mendes, Ana
Beatriz Pinto e Carolina Margarida Nogueira Pereira, 12.º G.
Apenas podem votar na
EBSA, os alunos do 7.º ano ao 12.º ano!
Projeto da Escola Básica de Vilarinho do Bairro
A - Rádio Escolar
Com a aquisição de equipamento,
nomeadamente mesa de mistura, par de monitores de estúdio, microfone, 2 cabos
XLR - Jack Quiklock para ligação Mesa, para os monitores e cabo XLR Quiklock
XLR para microfone de voz, pretendemos construir o Clube da Rádio, pois
consideramos que este projeto é uma mais-valia para a escola. Através do clube
da rádio queremos dar a conhecer informações atuais, fazer entrevistas, passar
música, entre outras coisas. Em suma, entreter e manter informados, sobre
aspetos atuais, os alunos da nossa escola.
Compatibilidade com outras medidas em
curso na escola
Este projeto vem na sequência de dotar a
escola de meios tecnológicos. E permitirá desenvolver projetos em várias áreas:
ambiente, leitura, temas de interesse publico (voluntariado, direitos humanos,
etc.).
Proponentes:
Matilde
Pereira Saldanha, Tiago Mendes Gonçalves e Catarina Dias Navega, 8.º B-VB
Apenas podem votar
na EBVB, os alunos do 7.º ano ao 9.º ano!
Brevemente divulgaremos os cartazes das
respetivas Equipas proponentes!
A
Coordenadora do OPE,
Graça
Matos
Parabéns a todos os proponentes pelos projetos apresentados, quer na EBVB, quer na EBSA. São todos muito interessantes.
ResponderEliminarMostrem ao país como os mais jovens sabem ser cívicos e capazes de fazerem uma campanha em liberdade, digna, cívica, ordeira e construtiva, sem atropelar os outros.
Aos "eleitores" faço votos para que exerçam o direito de voto em liberdade, na proposta da vossa preferência.
Continuação de um bom trabalho, queridos proponentes das duas escolas.
Obrigada a todos pelo vosso contributo.
A Coordenadora do OPE
Graça Matos