Na senda do pioneirismo dos anos
letivos anteriores, o Agrupamento de Escolas de Anadia participou no projeto
“Parlamento dos Jovens”. Esta iniciativa nacional, promovida pela Assembleia da
República, desafia os alunos dos 2.º e 3.º Ciclos de Escolaridade e do Ensino
Secundário a participar e a defrontarem-se num processo político de eleição de
deputados e respetivo processo legislativo. A primeira fase promoveu a
constituição de listas de deputados.
Nestes dois níveis de ensino, o
Projeto suscitou forte adesão, uma vez que os alunos se organizaram e formaram
8 listas de deputados no Ensino Básico (maioritariamente alunos do 9.º ano) e 5
do Ensino Secundário. As diversas listas apresentaram medidas sobre o tema
proposto para este ano: “Igualdade de Género”.
A propaganda eleitoral decorreu
alguns dias antes da eleição que ocorreu em janeiro. Dessa eleição, resultou o
apuramento de deputados, para formar a Assembleia Escolar. Nela estiveram
presentes todos os deputados eleitos com o objetivo de debaterem as medidas
propostas. As professoras Teresa Paula Carapinha e Sandra Fonseca presidiram à
Assembleia do Ensino Básico e Ercília Teigas à do Ensino Secundário. Qualquer
uma decorreu de forma exemplar. As deputadas e os deputados eleitos souberam
argumentar e debater as medidas apresentadas pelas listas, num clima de muita
correção, respeito, civismo e cooperação, dignos representantes do espírito
democrático.
As docentes envolvidas no
Projeto, congratulam os alunos participantes pelo entusiasmo, empenho, esforço
e coragem em se perfilaram face a uma iniciativa desafiante de uma atitude
dinâmica, crítica e construtiva.
No final, foram votadas três
medidas e três deputados (dois efetivos e um suplente), por cada nível de
ensino, os quais representaram o Agrupamento na Sessão Distrital,
correspondente à 2.ª fase do projeto.
As medidas mais votadas e
apresentadas na respetiva sessão distrital foram, pelo 3.º Ciclo do Ensino
Básico:
Introdução obrigatória de tempos
de reflexão sobre a temática Igualdade de Género nos espaços
educativos/currículos, nas áreas profissionais e nos media.
Fiscalização na área laboral para
eliminação das desigualdades salariais entre homens e mulheres.
Alteração da legislação tendo em
vista o agravamento das penalizações em casos de violência doméstica.
As medidas do Ensino Secundário
foram:
Integrar na Constituição formas
de evitar a criação de estereótipos de género nos estabelecimentos públicos.
Regulamentar a paridade da
inclusão de literatura de autores femininos e masculinos no programa de
Português e no Plano Nacional de leitura.
Introduzir, de forma explícita na
Constituição, uma lei que permita partilhar a licença parental entre os pais,
segundo a vontade expressa de ambos.
Foram eleitos e representaram na
sessão distrital pelo 3.º Ciclo, as alunas Marta Mota, Beatriz Bernardes e
Patrícia Silva e pelo ensino Secundário os alunos Margarida Ribeiro, Henrique
Paulo e David Pires.
A participação do Agrupamento
ficou-se pela Sessão Distrital. Contudo, os nossos alunos foram dignos
representantes, pois a sua capacidade argumentativa, o seu empenho e entusiasmo
estiveram sempre presentes.
Ana Isabel Costa, Prof.
Sem comentários:
Enviar um comentário