Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 8 de outubro de 2016

Mensagem conjunta para o Dia Mundial dos Professores 2016



Mensagem dos diretores da UNESCO, da OIT, da UNICEF, do PNUD e da Education International, por ocasião do Dia Mundial dos Professores, 50.º aniversário da Recomendação UNESCO/OIT de 1966, relativa à Situação dos Professores, 5 de outubro de 2016.
Valorizar os professores e melhorar a sua situação



Todos os anos, no Dia Mundial do Professor, celebramos as contribuições ilimitadas produzidas pelos professores em todo o mundo. Dia após dia, ano após ano, essas mulheres e esses homens dedicados que guiam e acompanham os alunos através do mundo da aprendizagem, ajudando-os a descobrir e a realizar o seu potencial. Ao fazê-lo, os professores não só ajudam a construir o futuro individual de milhões de crianças, eles ajudam também a construir um mundo melhor para todos.
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável concretiza essa importante conexão entre educação e desenvolvimento. Ao adotar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, os líderes mundiais comprometeram-se a "Garantir a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Este objetivo não poderá ser alcançado a menos que nós aumentemos a oferta de professores qualificados e os capacitemos a ser agentes de mudança educacional na vida dos alunos que ensinam.
A situação é urgente. Para se alcançar a educação primária universal em 2030, precisamos de mais 24,4 milhões de professores. O número é ainda maior para o ensino secundário, com 44,4 milhões professores.
Como podemos recrutar esses novos professores e atraí-los para a profissão vital do ensino quando, em todo o mundo, muitos professores têm uma formação deficiente, são mal pagos e subvalorizados?
Muitos professores ainda trabalham com formas inadequadas de contrato e baixa remuneração. Frequentemente, vivem em condições difíceis e não têm formação inicial adequada, desenvolvimento profissional contínuo e apoio consistente. Por vezes, são vítimas de discriminação e mesmo de ataques violentos.
O Ensino poderia ser atrativo, uma das profissões mais escolhidas, se os professores fossem valorizados de forma consentânea com o imenso valor que eles oferecem às nossas criança e se o seu estatuto profissional como educadores refletisse o enorme impacto que a sua profissão tem no nosso futuro comum.
Isso significa proporcionar-lhes formação contínua e desenvolvimento para apoiá-los no seu papel fundamental de educar todas as crianças, em todos os contextos - incluindo os mais pobres, a maioria comunidades remotas e comunidades em crise. Significa compensá-los corretamente e fornecer-lhes as ferramentas que necessitam para desempenharem as suas atividades indispensáveis. Isso significa colocar em prática políticas que salvaguardem e reforcem o estatuto dos professores - começando por dar aos professores um lugar à mesa e um papel ativo na tomada de decisões que afetem o seu trabalho. E, por fim, significa melhorar a eficiência e a eficácia dos sistemas de educação em todos os níveis.
Há Cinquenta anos, esses princípios foram estabelecidos na Recomendação da UNESCO / OIT de 1966, relativa ao Estatuto dos Professores, que resultou no primeiro instrumento normativo internacional destinado à profissão docente. Desde esse dia, temos realizado progressos enormes em elevar o estatuto dos professores - mas ainda resta muito trabalho a ser feito.
Nós  dedicamos o Dia Mundial do Professor de 2016 à comemoração deste marco, reafirmando o nosso compromisso com as normas e aspirações que ele representa -  e redobramos os nossos esforços para alcançá-los. Os professores do mundo -  e as crianças de todo o mundo - não merecem nada menos do que isso.

Irina Bokova, Director-General, UNESCO
Guy Ryder, Director-General, ILO
Anthony Lake, Executive Director, UNICEF
Helen Clark, Administrator, UNDP
Fred van Leeuwen, General Secretary, Education International


Nota:
Tradução d’O Ciclista. Pelo que apresentamos a versão original em Inglês.
O Ciclista

iv>

Sem comentários:

Enviar um comentário