Mensagem dos diretores da
UNESCO, da OIT, da UNICEF, do PNUD e da Education International, por ocasião do
Dia Mundial dos Professores, 50.º aniversário da Recomendação UNESCO/OIT de
1966, relativa à Situação dos Professores, 5 de outubro de 2016.
Valorizar os professores e
melhorar a sua situação
Todos os
anos, no Dia Mundial do Professor, celebramos as contribuições ilimitadas
produzidas pelos professores em todo o mundo. Dia após dia, ano após ano, essas
mulheres e esses homens dedicados que guiam e acompanham os alunos através do
mundo da aprendizagem, ajudando-os a descobrir e a realizar o seu potencial. Ao
fazê-lo, os professores não só ajudam a construir o futuro individual de
milhões de crianças, eles ajudam também a construir um mundo melhor para todos.
A Agenda
2030 para o Desenvolvimento Sustentável concretiza essa importante conexão
entre educação e desenvolvimento. Ao adotar o Objetivo de Desenvolvimento
Sustentável 4, os líderes mundiais comprometeram-se a "Garantir a educação
inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem
ao longo da vida para todos”. Este objetivo não poderá ser alcançado a menos
que nós aumentemos a oferta de professores qualificados e os capacitemos a ser
agentes de mudança educacional na vida dos alunos que ensinam.
A
situação é urgente. Para se alcançar a educação primária universal em 2030,
precisamos de mais 24,4 milhões de professores. O número é ainda maior
para o ensino secundário, com 44,4 milhões professores.
Como
podemos recrutar esses novos professores e atraí-los para a profissão vital do
ensino quando, em todo o mundo, muitos professores têm uma formação
deficiente, são mal pagos e subvalorizados?
Muitos
professores ainda trabalham com formas inadequadas de contrato e baixa
remuneração. Frequentemente, vivem em condições difíceis e não têm formação
inicial adequada, desenvolvimento profissional contínuo e apoio consistente.
Por vezes, são vítimas de discriminação e mesmo de ataques violentos.
O Ensino
poderia ser atrativo, uma das profissões mais escolhidas, se os professores
fossem valorizados de forma consentânea
com o imenso valor que eles oferecem às nossas criança e se o seu estatuto
profissional como educadores refletisse o enorme impacto que a sua profissão
tem no nosso futuro comum.
Isso
significa proporcionar-lhes formação contínua e desenvolvimento para apoiá-los
no seu papel fundamental de educar todas as crianças, em todos os
contextos - incluindo os mais pobres, a maioria comunidades remotas e
comunidades em crise. Significa compensá-los corretamente e fornecer-lhes as
ferramentas que necessitam para desempenharem as suas atividades indispensáveis.
Isso significa colocar em prática políticas que salvaguardem e reforcem o estatuto dos
professores - começando por dar aos professores um lugar à mesa e um papel
ativo na tomada de decisões que afetem o seu trabalho. E, por fim, significa
melhorar a eficiência e a eficácia dos sistemas de educação em todos os níveis.
Há
Cinquenta anos, esses princípios foram estabelecidos na Recomendação da UNESCO
/ OIT de 1966, relativa ao Estatuto dos Professores, que resultou no primeiro instrumento normativo internacional destinado à
profissão docente. Desde esse dia, temos realizado
progressos enormes em elevar o estatuto dos professores - mas ainda resta
muito trabalho a ser feito.
Nós
dedicamos o Dia Mundial do Professor de 2016 à comemoração deste marco,
reafirmando o nosso compromisso com as normas e aspirações que ele representa -
e redobramos os nossos esforços para alcançá-los. Os professores do mundo
- e as crianças de todo o mundo - não merecem nada menos do que isso.
Irina Bokova, Director-General, UNESCO
Guy Ryder, Director-General, ILO
Anthony Lake, Executive Director, UNICEF
Helen Clark, Administrator, UNDP
Fred van Leeuwen, General Secretary, Education
International
Nota:
Tradução d’O
Ciclista. Pelo que apresentamos a versão original em Inglês.
O Ciclista
iv>
Sem comentários:
Enviar um comentário